Inovação

Recorde positivo: 19 mulheres negras foram eleitas juízas no Texas

Vitor Paiva - 21/11/2018

As recentes eleições de meio de mandato transformaram radicalmente o cenário político dos EUA, ampliando-o em representatividade de forma nunca antes vista. A prova disso é o que ocorreu no condado de Harris, no estado do Texas, onde 19 mulheres negras concorreram ao cargo de juízas e simplesmente todas foram eleitas. Trata-se do maior número de mulheres negras já eleitas pelos cidadãos da região. O condado de Harris é ligado administrativamente à cidade de Houston, a maior do estado.

A foto oficial das 19 juízas eleitas

Conhecidas pela hashtag #Houston19, as candidatas fizeram campanha juntas, como um bloco sob o slogan “Black Girl Magic”, ou a Magia das garotas negras. Todas as candidaturas correram pelo Partido Democrata, e se juntam ao cenário de maior diversidade da história do congresso americano, incluindo 111 mulheres recém eleitas.

A juiza LaShawn A. Williams

Uma das juízas eleitas, LaShawn A. Williams, resumiu a sensação de renovação e esperança em uma postagem no Facebook: “Nunca imaginei que o dia que decidisse concorrer para me tornar uma juíza, eu faria parte de um clube de mulheres negras fenomenais, irmãs, brilhantes, fortes”, ela escreveu. “É tudo que sempre sonhei em ser”.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Daisuke Inoue, o criador do karaokê que não patenteou sua invenção – e não se arrepende