Tecnologia

‘Red Dead Redemption 2’ se torna o game mais lucrativo da história

por: Vitor Paiva

Engana-se quem pensa que a indústria do cinema ou da música é a mais rentável dentro dos mercados de cultura: com larga vantagem quem vence essa competição é o videogame. A prova disso é o recorde batido pelo Red Dead Redemption 2, lançado recentemente, ao se tornar o jogo mais lucrativo da história: em seu primeiro final de semana de lançamento, o jogo de faroeste faturou nada menos que 750 milhões de dólares. Para se ter uma ideia, o valor supera em mais de três vezes os 241 milhões de dólares do final de semana de estreia de Avatar, o filme mais lucrativo da história do cinema.

Frame do jogo Red Dead Redemption 2

A lógica para contabilizar tais números nos games é igual a do cinema – proporciona-se o desempenho por vir a partir do primeiro final de semana. Os números impressionam até mesmo para a própria marca Red Dead, que em sua primeira versão, lançada em 2010, faturou um total de 700 milhões de dólares em 5 anos.

O jogo faturou 750 milhões de dólares em um final de semana

A segunda edição tornou-se o campeão em pré-venda e também em maior número de jogos comprados em um mesmo dia, e a tendência é que as vendas sigam crescendo.

O recorde de Red Dead Redemption 2, no entanto, se dá sob uma controvérsia fundamental: em 2013, o GTA V, jogo da mesma produtora, a Rockstar Games, faturou 1 bilhão de dólares em seus três primeiros dias de venda, mas não entrou em nenhuma lista por ter sido lançado em uma quinta-feira, não configurando assim um final de semana de estreia propriamente.

Red Dead Redemption 2 é um produção da Rockstar Games

Seja como for, o que parece indiscutível é a incrível dimensão da indústria de games hoje – e do sucesso dessa produtora.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para mapear diversidade em produções, Disney vai apostar em inteligência artificial