Sustentabilidade

Retratada no filme ‘Rio’, ararinha-azul está extinta no Brasil

12 • 11 • 2018 às 14:39
Atualizada em 14 • 11 • 2018 às 11:28
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A organização BirdLife International revelou que de 8 aves oficialmente extintas, 4 são brasileiras.  São elas, a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o trepador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum).

O anúncio do desaparecimento da ararinha-azul causou tristeza. Talvez você não tenha se ligado, mas a ave é a estrela do filme Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha.

Infelizmente, a partir de agora o pássaro só vai poder ser visto com a permissão de colecionadores. Estima-se que existam entre 60 a 80 ararinhas-azuis criadas em cativeiro.

 

A extinção das aves se dá, sobretudo, pelo descontrole do desmatamento em áreas de preservação. A arara-azul possui cerca de 57 centímetros e uma plumagem azul. Ela era encontrada comumente no extremo norte da Bahia, mas existem relatos vindos de Pernambuco e do Piauí.

A ararinha-azul foi a estrela do filme ‘Rio’

Nem tudo é só tragédia. O desaparecimento causou comoção e o cenário desolador pode ser atenuado com a ajuda de governo internacionais. De acordo com a EBC, o ministério do meio ambiente brasileiro assinou com convênio com entidades conservacionistas de Alemanha e Bélgica. A expectativa é receber cerca de receber 50 araras-azuis até o fim do primeiro semestre de 2019. 

Publicidade

Foto: Flickr/Michal Plavčan/Reprodução


Canais Especiais Hypeness