Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A curiosidade em torno da primeira-dama Michelle Bolsonaro por parte de alguns veículos de comunicação se transformou rapidamente em machismo. Assim como aconteceu com Marcela Temer, a esposa de Jair Bolsonaro foi alvo de comentários misóginos de membros da imprensa brasileira.
O jornalista Ricardo Noblat, da Revista Veja, publicou um tuíte sobre Michelle dizendo que “nem tudo é retrocesso. Sai uma primeira-dama formosa e entra outra também formosa”.
A manifestação do jornalista com passagens pelo Jornal O Globo, reacendeu o debate sobre como a presença de uma mulher na política é interpretada pela sociedade. Para Lola Aronovich, professora de Literatura em Língua Inglesa da Universidade Federal do Ceará, o problema nasce na nomenclatura.
Parte da imprensa precisa aprender a conviver com mulheres poderosas
“Vale ressaltar que primeira-dama já é um termo machista, porque não existe equivalente para homem. Não existe porque o que se espera é que o homem seja o político que está no poder, enquanto a mulher seja apenas sua esposa (decorativa e mãe, as duas missões exigidas das mulheres em qualquer posição)”, escreveu.
A postagem de Lola foi uma resposta ao conteúdo publicado pela Veja, que descreveu Marcela Temer como “bela, recatada e do lar”. A reportagem se concentrou na relação de Marcela com Michel Temer e no guarda-roupa dela. Apenas no último parágrafo, a matéria revela a profissão da primeira-dama, que é bacharel em direito.
Durante o impeachment, Dilma sofreu ataques machistas da mídia
“Marcela Temer é uma mulher de sorte. Michel Temer, seu marido há treze anos, continua a lhe dar provas de que a paixão não arrefeceu com o tempo nem com a convulsão política que vive o país”, diz o trecho de abertura da reportagem.
O próprio Noblat, de 69 anos, quis saber sobre a relação do presidente com sua esposa. Durante o Roda Viva, da TV Cultura, ele perguntou, “Temer, como você conheceu Marcela?”. Virou meme e alvo de críticas pela atitude machista.
Dilma Rousseff não escapou do noticiário sexista. Quando tomou posse em 2015, a presidente eleita apareceu ao lado da filha. Foi o bastante para análises sobre seu ‘estilo’ e vida pessoal.
Marcela Temer foi descrita dessa forma pela Veja
“A maquiagem leve, o cabelo bem-arrumado e os brincos de pérola deram toques de feminilidade para o look – apesar da modelagem solta não favorecer em nada a sua silhueta. É a segunda vez que Dilma é empossada e, em termos de estilo, ela aparenta mais segurança do que no primeiro mandato”, descreve o jornal Estado de São Paulo.
Nem tudo é retrocesso. Sai uma primeira-dama formosa e entra outra também formosa. pic.twitter.com/ewButgIzjs
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) November 21, 2018
Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, acredita que a educação e o legado de mulheres fortes deve servir de inspiração.
“Sei que todas vocês têm muito para oferecer. Hoje, peço para que sigam o exemplo das mulheres fortes deste país, que vieram antes de vocês. Eu peço para que saibam quem são, para que ergam suas vozes sobre questões que são importantes para vocês, e para que construam um mundo melhor para vocês e para as jovens garotas no mundo todo. Eu sei que vocês conseguem. E acreditem: eu mal posso esperar para ver o que vocês realizarão nos próximos anos”, disse em discurso na Argentina.
Publicidade
O sistema de crédito social da China impediu a decolagem de mais de 11 milhões de voos e a saída de outros 4 mi de...
O racismo no Brasil é estrutural. Isso significa que esse preconceito costuma ser mais velado, muitas vezes...
Filiado ao PSC (Partido Social Cristão), o vereador Benedito Franco Bueno, conhecido como Ditinho do Aliso, foi...
Hackers invadiram o sistema da Vale e divulgaram documentos supostamente confidenciais. O conteúdo mostra como a...
O ex-soldado dos EUA, Mitch Hunter, se tornou a terceira pessoa a receber um transplante de rosto completo. Quando...
É inegável que as eleições de 2018 deixaram feridas difíceis de se curar. O pleito é resultado da...
A avalanche de informações sobre a Covid-19 e a rapidez das redes sociais fez com que milhares de fake news se...
No começo de outubro, uma nova lei entrou em vigor na Áustria, prevendo multa de 150 euros para quem utilizar véu...
O câncer de mama ainda é um grande desafio para o Brasil. Embora muito se fale sobre a doença, ainda hoje grande...