Ciência

Como sistema de resfriamento de cerveja está ajudando pacientes na quimioterapia

28 • 11 • 2018 às 05:31
Atualizada em 28 • 11 • 2018 às 10:02
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os efeitos da quimioterapia podem ser devastadores, mas muitas iniciativas já buscam amenizá-los – é o caso deste sorvete inovador, por exemplo. Há ainda crianças e idosos que optam por não realizar o tratamento. Mas, para aqueles que seguem na luta contra um câncer, uma solução promete frear a queda de cabelo causada pela quimioterapia.

A invenção foi inspirada no sistema de resfriamento de cerveja e resultou em uma touca que deve ser usada durante o tratamento. De acordo com os fabricantes, o mecanismo já beneficiou mais de 100 mil pessoas, em 64 países, incluindo o Brasil.

CEO Richard Paxman posando com o equipamento. Foto: Simon Vide Photography

Funciona assim: o paciente precisa colocar a touca cerca de 30 minutos antes da sessão de quimioterapia e retirá-la apenas uma hora e meia depois. O equipamento fica conectado à tomada e faz com que um líquido gelado circule pela touca durante o uso, resfriando a temperatura da região e deixando-a entre 18ºC e 22ºC.

Com isso, há uma menor absorção dos fármacos no local, reduzindo os efeitos relacionados à queda de cabelo. Cerca de metade dos pacientes relata que os resultados foram tão satisfatórios que não foi necessário o uso de lenços ou perucas após o uso do equipamento.

Duas mulheres utilizam a touca Paxman para tratamento de quimioterapia. Foto: Divulgação/Paxman

Além dos resultados incríveis, a invenção nasce de uma bela história de amor. Tudo começa quando Sue Paxman, a esposa do cervejeiro inglês Glenn Paxman, é diagnosticada com câncer de mama.

Na tentativa de evitar a queda de cabelo da mulher, Glenn decide adaptar o sistema usado para o resfriamento da cerveja, durante o processo de produção da bebida, em um boné que resfriasse o couro cabeludo.

Sue Paxman, esposa de Glenn que teve câncer e levou à criação da touca inglesa. Foto: Divulgação/Paxman

Sue Paxman e o pequeno Richard. Foto: Divulgação/Paxman

Após anos de testes, a técnica foi sendo aprimorada para chegar aos resultados obtidos hoje. Mesmo assim, a empresa continua investindo em pesquisa com o auxílio de uma equipe multidisciplinar. O objetivo é que 80% dos pacientes apresentem um resultado positivo até 2020.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness