Debate

‘Tóxico’ foi eleita a palavra do ano em 2018 e isso faz todo sentido

por: Redação Hypeness

Há palavras que dizem muito mais do que sua mera definição pode indicar. Todo ano o departamento da Universidade de Oxford responsável pela elaboração de dicionários escolhe um vocábulo ou expressão como “palavra do ano”. E a escolhida de 2018 é ‘tóxico’.

De acordo com a Universidade, o ‘prêmio’ existe para indicar palavras que refletem o “o ethos, o clima ou as preocupações” da população em geral a cada ano. A ideia inicial era eleger “masculinidade tóxica”, por causa dos desdobramentos individuais e sociais causados pelo machismo, mas o comitê preferiu apenas “tóxico”, por ser mais abrangente.

De acordo com a instituição, ‘toxic’ teve um aumento de 45% no número de buscas no site de Oxford entre 2017 e 2018, e esteve ligada a conversas sobre machismo, substâncias químicas, meio ambiente e relacionamentos – sejam amorosos, profissionais ou até políticos.

Entre as palavras que chegaram à lista final, sendo preteridas por ‘tóxico’, estavam Gaslighting (a manipulação mental que faz a vítima duvidar de sua própria sanidade), Incel (contração de ‘celibato involuntário’, sobre homens que se definem como incapazes de atrair mulheres sexualmente), Orbiting (o ato de parar de falar com alguém, mas continuar monitorando ou até interagindo com alguém nas redes sociais) e Overtourism (termo usado para definir os danos causados a locais populares devido ao excesso de turistas).

Publicidade

Fotos via Pixabay (Creative COmmons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Plácido Domingo admite assédio sexual, cancela show e pede perdão pela ‘dor’ causada