Sustentabilidade

Uma ilha japonesa acaba de desaparecer no Oceano Pacífico vítima do aquecimento global

08 • 11 • 2018 às 05:33
Atualizada em 12 • 11 • 2018 às 10:06
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Falamos aqui sobre como São Paulo ultrapassou a meta de aquecimento global e os graves efeitos que isso pode ocasionar na cidade. E, enquanto algumas ilhas de lixo surgem no Oceano Pacífico, há outras que acabam de desaparecer devido às mudanças climáticas. É o caso da ilha japonesa Esanbe Hanakita Kojima.

O aquecimento global causa um aumento no nível do mar, que ameaça áreas costeiras. O desaparecimento de Esanbe Hanakita Kojima passou despercebido e só foi notado recentemente pelo escritor Hiroshi Shimizu, que está escrevendo um livro sobre ilhas escondidas do Japão e teria visitado a região para estudá-las.

Mapa da ilha desaparecida no Japão (área do círculo tracejado). Foto: Maxilmilian Dörrbecker (Chumwa)/Wikimedia Commons

Entretanto, embora a ilha tenha sido catalogada em 2014, a última vez que o território foi visitado oficialmente data de 1978, segundo a Revista Galileu. Isso significa que o pedaço de terra pode ter desaparecido há décadas.

De acordo com o Global Citizen, autoridades de pesca na região confirmaram o desaparecimento de Esanbe Hanakita Kojima, que teria sido “tragada pelo mar”. A guarda costeira do Japão deve analisar o ocorrido nas próximas semanas.

A ilha estava localizada ao nordeste do Japão e ocupava menos de dois quilômetos de extensão. Felizmente, o local não era habitado, mas o desaparecimento serve como um alerta para outras regiões costeiras que podem estar com os dias contados.

Veja também: 10 lugares para visitar antes que eles sumam do mapa

Publicidade

Créditos das fotos sob as imagens


Canais Especiais Hypeness