Ciência

Unesp e franceses criam filtro que facilita leitura de crianças com dislexia

por: Redação Hypeness

Dislexia é um problema que afeta de 10 % a 15 % da população mundial. Algumas iniciativas já buscam dar visibilidade à condição, como uma fonte criada para simular a dislexia ou este anúncio do McDonald’s para disléxicos. Agora, a Unesp de Rio Claro, junto com pesquisadores franceses, usou um filtro colorido para facilitar a leitura e a escrita para crianças com dislexia.

A iniciativa é simples, porém eficaz. Usando um filtro verde, o cérebro dos jovens seria capaz de entender as letras de forma mais organizada.

O método foi desenvolvido após dois anos de pesquisa. Durante os estudos, foram oferecidos óculos acoplados com câmeras às crianças. Enquanto uma das câmeras realizava a filmagem do ambiente, outras duas incidiam raios infravermelhos nos olhos dos participantes.

Criança vista de costas utilizando um óculos olha para uma tela branca em que podemos observar um ponto vermelho

A partir da refração destes raios, é possível identificar onde a pessoa está fixando o olhar. Os pesquisadores concluíram que a fixação foi menor no caso da utilização do filtro verde para crianças com dislexia.

Trinta e seis crianças foram submetidas aos testes usando filtros amarelos e verdes. Metade dos participantes havia sido diagnosticado com dislexia e a outra metade pertencia a um grupo de controle.

Apesar dos resultados, a pesquisa ainda está em andamento. O próximo passo será verificar a atividade cerebral das crianças disléxicas durante a leitura por meio de um aparelho. Para ler o artigo que detalha os resultados obtidos até então, clique aqui (em inglês).

Publicidade

Foto: Reprodução UnAN


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de Pinguim gigante de 80 quilos é encontrado na Nova Zelândia