Seleção Hypeness

10 receitas vegetarianas e veganas para uma ceia de Natal leve e saudável

por: Gabriela Rassy

Publicidade Anuncie

Chega a época do Natal e todo mundo já se prepara para as comilanças das festas. Essa alegria porém acabou para mim quando parei de comer carne. Peru, tender, chester, salpicão de frango. Descobri que o Natal era uma festa muito carnívora. Mas, depois de algum tempo de pesquisa e de vida sem carne, encontrei uma infinidade de pratos veganos e vegetarianos para passar a ceia bem linda – e ainda fazendo inveja na família (rs).

Mesmo nosso país vivendo o mais alto verão em tempos natalinos, as decorações cheias de plumas e veludos e as comidas pesadas rolam soltas. Pensando nisso, bolamos aqui uma série de boas receitas para sobreviver à ceia de Natal sem sofrência e de uma forma mais leve e saudável. Vem na minha!

Salgados

  • Cuscuz vegetariano da Malu

Malu no caso é minha mãe maravilhosa que faz o melhor cuscuz paulista dessas bandas. Essa é dica das boas, então prepare-se. A dica de ouro aqui é o caldo (ou fundo, como se diz nas cozinhas). Não vai me usar caldo pronto em cubo que não fica a mesma coisa, hein?

Ingredientes:

Azeite 100ml
1 cebola picadinha
3 dentes de alho picadinhos
200 g abóbora japonesa
500g tomates frescos sem pele e cortados em cubos
300g tomates pelados
250 g palmito pupunha
150g milho (uso o congelado)
150 g ervilhas congeladas
100 g azeitonas (opcional)
Pimenta dedo de moça
Farinha de milho 300g
Salsinha
1 litro de caldo de legumes caseiro (este é o segredo para um bom cuscuz)

Preparo:

Refogue a cebola no azeite com um pouco de sal para acelerar. Depois adicione o alho e a pimenta picadinha. Chegou a hora da moranga. Cozinhe até amolecer amassando com um garfo. Coloque então os tomates e o caldo para cozinharem por 20 minutos. Adicione o palmito, a ervilha e o milho. Por último as azeitonas. Teste o sal ante e pimenta do reino de colocar a farinha (hidratada com água e já misturada com a salsinha picada. Vá misturando a a farinha ao molho até dar o ponto (é quando solta do fundo da panela). Coloque a massa na forma decorada com palmitos, tomates cerejas cortados ao meio e ervilhas.

  • Salpicão Vegano do Presunto Vegano

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (de chá) de maçã verde picada
1/2 xícara (de chá) de milho em conserva
1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 xícara (de chá) de cubinhos de batata cozidos
1 xícara (de chá) de ervilha
1/2 xícara (de chá) de uva passa
1 xícara (de chá) de carne de jaca desfiada (opcional – veja como preparar no site Presunto Vegano aqui)
1/2 xícara (de chá) de maionese vegana (usei esta de alho aqui)
1 colher (de sopa) de mostarda
Suco de meio limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta moída a gosto
Batata palha (opcional)

Preparo:

Lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Também cozinhe os cubinhos de batata em água quente até ficarem macios (basta atravessar uma faca por eles com facilidade). Para preparar o salsão, retirei a casca com uma faca e depois piquei bem.
Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva passa e, se quiser, acrescente a carne de jaca desfiada.
Adicione a maionese vegana de sua preferência, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra com um plástico e leve a geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.
Coloque em uma travessa bonita e, se quiser, salpique batata palha por cima. Está pronto!

  • Atenção: Guarde na geladeira por no máximo 3 dias, bem fechadinha em um pote, e de preferência sem a batata palha, pois ela murcha.

  • Seitan ao forno da plataforma One Market

Seitan é uma espécie de carne de glúten para substituir o tender, peru ou pernil

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo.
1 1/2 xíc. de água.
Batatas (para acompanhar).
1 cebola grande.
3 dentes de alho.
Shoyu (à gosto).
1/2 xíc. de molho de tomate .
Sal (à gosto).

Preparo:

Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.
Depois disso, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão. Vá mexendo na massa enquanto a água cai como se estivesse lavando-a. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem sai transparente. Deixe-o secar e modele como quiser.
Cozinhe-o em panela de pressão com água, shoyu, cebola, alho e molho de tomate por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar.
Depois de cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo.
Faça furos no seitan para que o molho seja melhor absorvido.
Quando for consumi-lo, coloque-o em uma assadeira (juntamente com o molho), decore-o com batatas cozidas e leve ao forno até tudo dourar.

  • Receita Canelone vegano Praça São Lourenço

Ingredientes

1 xícara (chá) de polpa de abóbora
1/2 xícara (chá) de Castanha do pará
1/2 xícara (chá) de tofú defumado
1 xícara (chá) com mix de cogumelos (shitake, shimeji e Paris)
1/2 xícara (chá) de edamame
1/2 xícara (chá) de caldo de cogumelos
1/2 colher (chá) de alho picado
1 colher (chá) de azeite
1 unidade de palmito coração
1 punhado de ervas a gosto (preferência por cheiro verde)

Preparo:

Coloque a abóbora para assar no forno  durante 30 minutos. Espere esfriar e retire a polpa. Triture a castanha em um processador, rale o tofú  e misture-os junto com a polpa de abóbora. Com uma faca, corte o palmito em lâminas finas. Pegue uma panela e ferva água. Assim que levantar fervura, coloque as lâminas para branquear. Deixe por alguns minutos até perceber que branqueou e em seguida, coloque as lâminas em uma bacia com gelo. Coloque as  lâminas de palmito branqueadas  intercaladas uma sobre a outra e acrescente o recheio. Enrole em formato de charuto, leve os canelone ao forno de 10 a 15 minutos a 180ºC. Em uma frigideira, coloque uma colher de chá de azeite. Coloque o alho e deixe dourar. Acrescente os cogumelos e o edamame. Refogue  bem e separe em um recipiente. Para servir, coloque o molho de cogumelos em um prato e acrescente os canelones por cima. Finalize com um fio de azeite e ervas a seu gosto.

  • Farofa de Natal da plataforma One Market

Ingredientes:

500 g de farofa pronta (farinha de mandioca temperada).
5 col. de sopa de azeite de oliva.
1 cebola média, bem picada.
1/2 xíc. de uvas-passas pretas sem sementes.
1/2 xíc. de uvas-passas brancas sem sementes.
3 col. de sopa de nozes picadas.
1/2 xíc. de maçã verde cortada em cubinhos.
1/2 xíc. de azeitonas verdes cortadas em rodelas.
2 col. de sopa de salsinha picada.

Preparo:
Aqueça o azeite numa panela em fogo médio. Junte a cebola e doure levemente, mexendo de vez em quando. Tire do fogo e espere esfriar. Junte as passas, as nozes, as maçãs, as azeitonas e a salsinha. Misture bem e acrescente a farofa pronta aos poucos, mexendo sempre. Passe para uma travessa e sirva.

  • Rocambole Assado de Lentilha e Quinoa do Presunto Vegano

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de lentilha crua
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
2 folhas de louro
1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
3 colheres (de sopa) de azeite
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de cebola bem picada
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
Sal a gosto

Montagem:

2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)
1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto
6 unidades de vagem grandes
6 palitos de cenoura
Papel Manteiga, papel alumínio ou plástico
Óleo

Preparo:

Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.
Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.
Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente.
Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.
Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).
Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.
Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.
Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.
Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.
Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.
Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.

  • Atenção: Você pode fazer a massa de lentilha e quinoa no dia anterior da sua ceia e deixar em uma vasilha fechada, na geladeira, para montar no dia seguinte. Eu fiz e deu certo, apenas mexi um pouco antes de por sobre o papel manteiga. Caso a sua massa ficar um pouco ressecada regue com um fiozinho de azeite.

Sobremesas

  • Panetone Vegano

Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
6 colheres (de sopa) de açúcar demerara
1/2 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de lecitina de soja em emulsão
1/2 xícara (de chá) de água morna (120ml)
2 colheres (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de sopa) de raspas de laranja
4 colheres (de sopa) de óleo de soja
2 formas para panetone de 300gramas
3/4 de xícara (de chá) de frutas cristalizadas e uvas passas misturadas
3/4 de xícara (de chá) de chocolate Vegano picado

Preparo:

A primeira etapa é preparar a massa. Junte a farinha, o fermento e a água morna (agradável ao toque) coloque em uma vasilha média, pois a massa triplica de tamanho. Misture bem, até ficar uma massa grossa e tampe com plástico filme. Reserve por 30 minutos.
Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Acrescente a lecitina de soja em emulsão, a água morna, a essência de baunilha, por último a esponja e as raspas de laranja. Misture e sove a massa por 10 minutos. Ou no processador por 5 minutos.
Divida a massa em duas partes iguais, caso vá fazer panetone e chocotone também.
Coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas em uma das partes e o chocolate na outra. Misture bem com as mãos, até os ingredientes estarem bem incorporados.
Disponha estas massas nas formas de panetone e acomode bem, use as mãos para espalhar na forma. Cubra e deixe descansar por 2 horas.
Depois asse a 210ºC (forno pré-aquecido por pelo menos 20 minutos). Coloque um pouco de água em uma assadeira pequena. Acomode a assadeira na grade debaixo de onde vai assar o panetone (isso ajudará a umidificar a massa). Deixe assar até que fiquem dourados. Sirva frio.

  • Pana Cota

Ingredientes

1 xícara de leite de aveia
1 xícara de farinha de aveia
1 colher (chá) cheia de flocos de ágar-ágar
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
¼ de xícara de xarope de agave

Cobertura

3 colheres (sopa) de manteiga de avelã
1 colher (chá) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de xarope de agave
um pouco de leite vegetal ou água, se necessário

Preparo:

Em uma panela, misture o leite e a farinha de aveia e o ágar–ágar e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tire a panela do fogo, junte o extrato de baunilha e o xarope de agave e bata com um míxer. Leve de volta ao fogo, Assim que a mistura ferver, tire do fogo e despeje em uma fôrma refratária ou em ramequins, Deixe esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
Passe uma faca em volta do creme para soltar as beiradas e vire cada fôrma sobre um prato de servir. Prepare a calda. Em uma tigela, coloque a manteiga de avelã, o cacau em pó e o xarope de agave. Bata com um fouet. A cobertura deve ter a consistência de um creme nem muito espesso, nem muito líquido. Para chegar no ponto certo, talvez seja preciso acrescentar um pouco de leite de oleaginosas ou água.
O leite de aveia pode ser substituído por uma bebida de soja com sabor de baunilha; nesse caso, não é preciso usar extrato de baunilha no preparo. Você também pode usar o leite vegetal, prefira o de avelã; nesse caso, como esse tipo de leite tem pouca gordura, a panna cotta tende a ficar aguada e bicolorida (translúcida na parte de cima e esbranquiçada na base), mas não se preocupe: o sabor não deixa a dever ao da receita original italiana!

  • Rabanada vegana

Ingredientes:
2 ovos grandes
1 banana
Noz-moscada
Canela
2 fatias grossas de pão integral
150g de framboesas
Azeite
20g de pistaches
4 colheres (sopa) de iogurte natural sem gordura
Mel (a gosto)

Preparo:

No liquidificador, bata os ovos, a banana, a noz-moscada e a canela. Reserve a mistura em um prato fundo. Corte o pão integral em fatias de 2cm, e faça um corte em uma das laterais longas para criar um bolso para as frutas vermelhas. Com os dedos, recheie o pão com as frutas vermelhas, mas com cuidado para não rasgar. Molhe o pão nos ovos e faça uma leve pressão para que a mistura seja absorvida. Enquanto isso, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira em fogo médio. Despeje um pouco da mistura de ovos na frigideira e coloque as fatias de pão recheadas por cima. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, até ficar com a borda dourada, e vire de lado. Toste os pistaches no forno e amasse-os grosseiramente. Sirva a rabanada cortada ao meio com o iogurte, o mel e o pistache por cima.

1½ colher (chá) de sementes de chia ou linhaça moídas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 xícara de leite vegetal sabor baunilha
½ filão de pão de fermentação natural amanhecido ou qualquer pão de casca grossa
1½ colher (sopa) de levedura nutricional
Óleo para borrifar

Preparo

Em uma assadeira ou refratário rasos, misture a chia e a farinha. Junte o leite, aos poucos, para não ficar cheio de grumos. Reserve por 15 minutos.
Corte o pão em fatias de 2,5 cm de espessura.
Bata a massa e, aos poucos, junte a levedura e misture.
Aqueça uma chapa ou frigideira pesada em fogo médio e borrife um pouco de óleo, para que as rabanadas não grudem.
Mergulhe as fatias de pão na massa – alguns segundos de cada lado – e coloque na chapa. Frite por 1 ou 2 minutos de cada lado, até dourarem e ficarem deliciosas.

  • Biscoitos de Natal Linzer da Gabrielle Mahamud, autora do blog Flor de Sal

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de Farinha de amêndoas
1/4 xícara de manteiga de castanhas (macadâmia e coco triturados até obter uma pasta)
40 ml de melado de cana
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de especiarias de sua preferência (canela, noz moscada e gengibre)
6 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas
1 pitada de sal

Preparo
Em um recipiente, misture os ingredientes secos. Acrescente a manteiga de castanhas, a essência de baunilha e o melado de cana e mexa até obter uma massa homogênea. Molde-a em uma bola e embrulhe em plástico filme. Deixe na geladeira por 1 hora.
Forre duas assadeiras com papel manteiga e pré-aqueça o forno a 180º.
Unte uma superfície lisa com farinha de aveia e abra a massa com a ajuda de um rolo até que fique com a espessura de 3 milímetros.
Passe os moldes de biscoito em um pouco de farinha e corte a massa. Não se esqueça de fazer a base e o topo com a mesma forma e cortar no centro apenas as bolachas que vão por cima, para a geleia não vazar.
Antes de fazer os desenhos no meio, deixe os biscoitos cortados no congelador por 15 minutos para que fiquem mais firmes. Retire as assadeiras do congelador e faça os desenhos centrais. Asse imediatamente, ainda gelados, em forno a 180 graus C por 12 minutos ou até que estejam levemente dourados. Tire do forno, deixe esfriar completamente em uma grade. Com uma colher, espalhe a geléia na base dos biscoitos e feche com a parte de cima, apertando levemente pra espalhar a geléia e grudar os biscoitos. Guarde na geladeira em pote hermético.

Dicas:
As bolachas ficam crocantes por, no máximo, dois dias. Depois começam a amolecer por causa da geleia. Se você quiser que durem mais, guarde sem rechear e monte quando for servir.
Caso não encontre farinha de aveia sem glúten (por contaminação cruzada), substitua por outra farinha sem glúten e acrescente uma colher de sopa de fécula, psyllium, chia ou linhaça trituradas para ajudar a dar liga. Leia mais aqui!

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Glória Maria comenta passagem histórica pela Jamaica: ‘Fui a Marte’