Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Chega a época do Natal e todo mundo já se prepara para as comilanças das festas. Essa alegria porém acabou para mim quando parei de comer carne. Peru, tender, chester, salpicão de frango. Descobri que o Natal era uma festa muito carnívora. Mas, depois de algum tempo de pesquisa e de vida sem carne, encontrei uma infinidade de pratos veganos e vegetarianos para passar a ceia bem linda – e ainda fazendo inveja na família (rs).
Mesmo nosso país vivendo o mais alto verão em tempos natalinos, as decorações cheias de plumas e veludos e as comidas pesadas rolam soltas. Pensando nisso, bolamos aqui uma série de boas receitas para sobreviver à ceia de Natal sem sofrência e de uma forma mais leve e saudável. Vem na minha!
Malu no caso é minha mãe maravilhosa que faz o melhor cuscuz paulista dessas bandas. Essa é dica das boas, então prepare-se. A dica de ouro aqui é o caldo (ou fundo, como se diz nas cozinhas). Não vai me usar caldo pronto em cubo que não fica a mesma coisa, hein?
Ingredientes:
Azeite 100ml
1 cebola picadinha
3 dentes de alho picadinhos
200 g abóbora japonesa
500g tomates frescos sem pele e cortados em cubos
300g tomates pelados
250 g palmito pupunha
150g milho (uso o congelado)
150 g ervilhas congeladas
100 g azeitonas (opcional)
Pimenta dedo de moça
Farinha de milho 300g
Salsinha
1 litro de caldo de legumes caseiro (este é o segredo para um bom cuscuz)
Preparo:
Refogue a cebola no azeite com um pouco de sal para acelerar. Depois adicione o alho e a pimenta picadinha. Chegou a hora da moranga. Cozinhe até amolecer amassando com um garfo. Coloque então os tomates e o caldo para cozinharem por 20 minutos. Adicione o palmito, a ervilha e o milho. Por último as azeitonas. Teste o sal ante e pimenta do reino de colocar a farinha (hidratada com água e já misturada com a salsinha picada. Vá misturando a a farinha ao molho até dar o ponto (é quando solta do fundo da panela). Coloque a massa na forma decorada com palmitos, tomates cerejas cortados ao meio e ervilhas.
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (de chá) de maçã verde picada
1/2 xícara (de chá) de milho em conserva
1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 xícara (de chá) de cubinhos de batata cozidos
1 xícara (de chá) de ervilha
1/2 xícara (de chá) de uva passa
1 xícara (de chá) de carne de jaca desfiada (opcional – veja como preparar no site Presunto Vegano aqui)
1/2 xícara (de chá) de maionese vegana (usei esta de alho aqui)
1 colher (de sopa) de mostarda
Suco de meio limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta moída a gosto
Batata palha (opcional)
Preparo:
Lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Também cozinhe os cubinhos de batata em água quente até ficarem macios (basta atravessar uma faca por eles com facilidade). Para preparar o salsão, retirei a casca com uma faca e depois piquei bem.
Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva passa e, se quiser, acrescente a carne de jaca desfiada.
Adicione a maionese vegana de sua preferência, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra com um plástico e leve a geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.
Coloque em uma travessa bonita e, se quiser, salpique batata palha por cima. Está pronto!
Seitan é uma espécie de carne de glúten para substituir o tender, peru ou pernil
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo.
1 1/2 xíc. de água.
Batatas (para acompanhar).
1 cebola grande.
3 dentes de alho.
Shoyu (à gosto).
1/2 xíc. de molho de tomate .
Sal (à gosto).
Preparo:
Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.
Depois disso, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão. Vá mexendo na massa enquanto a água cai como se estivesse lavando-a. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem sai transparente. Deixe-o secar e modele como quiser.
Cozinhe-o em panela de pressão com água, shoyu, cebola, alho e molho de tomate por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar.
Depois de cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo.
Faça furos no seitan para que o molho seja melhor absorvido.
Quando for consumi-lo, coloque-o em uma assadeira (juntamente com o molho), decore-o com batatas cozidas e leve ao forno até tudo dourar.
Ingredientes
1 xícara (chá) de polpa de abóbora
1/2 xícara (chá) de Castanha do pará
1/2 xícara (chá) de tofú defumado
1 xícara (chá) com mix de cogumelos (shitake, shimeji e Paris)
1/2 xícara (chá) de edamame
1/2 xícara (chá) de caldo de cogumelos
1/2 colher (chá) de alho picado
1 colher (chá) de azeite
1 unidade de palmito coração
1 punhado de ervas a gosto (preferência por cheiro verde)
Preparo:
Coloque a abóbora para assar no forno durante 30 minutos. Espere esfriar e retire a polpa. Triture a castanha em um processador, rale o tofú e misture-os junto com a polpa de abóbora. Com uma faca, corte o palmito em lâminas finas. Pegue uma panela e ferva água. Assim que levantar fervura, coloque as lâminas para branquear. Deixe por alguns minutos até perceber que branqueou e em seguida, coloque as lâminas em uma bacia com gelo. Coloque as lâminas de palmito branqueadas intercaladas uma sobre a outra e acrescente o recheio. Enrole em formato de charuto, leve os canelone ao forno de 10 a 15 minutos a 180ºC. Em uma frigideira, coloque uma colher de chá de azeite. Coloque o alho e deixe dourar. Acrescente os cogumelos e o edamame. Refogue bem e separe em um recipiente. Para servir, coloque o molho de cogumelos em um prato e acrescente os canelones por cima. Finalize com um fio de azeite e ervas a seu gosto.
Ingredientes:
500 g de farofa pronta (farinha de mandioca temperada).
5 col. de sopa de azeite de oliva.
1 cebola média, bem picada.
1/2 xíc. de uvas-passas pretas sem sementes.
1/2 xíc. de uvas-passas brancas sem sementes.
3 col. de sopa de nozes picadas.
1/2 xíc. de maçã verde cortada em cubinhos.
1/2 xíc. de azeitonas verdes cortadas em rodelas.
2 col. de sopa de salsinha picada.
Preparo:
Aqueça o azeite numa panela em fogo médio. Junte a cebola e doure levemente, mexendo de vez em quando. Tire do fogo e espere esfriar. Junte as passas, as nozes, as maçãs, as azeitonas e a salsinha. Misture bem e acrescente a farofa pronta aos poucos, mexendo sempre. Passe para uma travessa e sirva.
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de lentilha crua
1 e 1/2 xícara (de chá) de água
2 folhas de louro
1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos
3 colheres (de sopa) de azeite
5 dentes de alho bem picados
1 xícara (de chá) de cebola bem picada
2 colheres (de sopa) de suco de limão
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos
1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral
Sal a gosto
Montagem:
2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)
1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto
6 unidades de vagem grandes
6 palitos de cenoura
Papel Manteiga, papel alumínio ou plástico
Óleo
Preparo:
Coloque a lentilha em uma vasilha, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.
Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.
Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente.
Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.
Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).
Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.
Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.
Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.
Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.
Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.
Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.
Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
6 colheres (de sopa) de açúcar demerara
1/2 colher (de chá) de sal
2 colheres (de sopa) de lecitina de soja em emulsão
1/2 xícara (de chá) de água morna (120ml)
2 colheres (de chá) de essência de baunilha
1 colher (de sopa) de raspas de laranja
4 colheres (de sopa) de óleo de soja
2 formas para panetone de 300gramas
3/4 de xícara (de chá) de frutas cristalizadas e uvas passas misturadas
3/4 de xícara (de chá) de chocolate Vegano picado
Preparo:
A primeira etapa é preparar a massa. Junte a farinha, o fermento e a água morna (agradável ao toque) coloque em uma vasilha média, pois a massa triplica de tamanho. Misture bem, até ficar uma massa grossa e tampe com plástico filme. Reserve por 30 minutos.
Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Acrescente a lecitina de soja em emulsão, a água morna, a essência de baunilha, por último a esponja e as raspas de laranja. Misture e sove a massa por 10 minutos. Ou no processador por 5 minutos.
Divida a massa em duas partes iguais, caso vá fazer panetone e chocotone também.
Coloque as frutas cristalizadas e as uvas passas em uma das partes e o chocolate na outra. Misture bem com as mãos, até os ingredientes estarem bem incorporados.
Disponha estas massas nas formas de panetone e acomode bem, use as mãos para espalhar na forma. Cubra e deixe descansar por 2 horas.
Depois asse a 210ºC (forno pré-aquecido por pelo menos 20 minutos). Coloque um pouco de água em uma assadeira pequena. Acomode a assadeira na grade debaixo de onde vai assar o panetone (isso ajudará a umidificar a massa). Deixe assar até que fiquem dourados. Sirva frio.
Ingredientes
1 xícara de leite de aveia
1 xícara de farinha de aveia
1 colher (chá) cheia de flocos de ágar-ágar
¼ de colher (chá) de extrato de baunilha
¼ de xícara de xarope de agave
Cobertura
3 colheres (sopa) de manteiga de avelã
1 colher (chá) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de xarope de agave
um pouco de leite vegetal ou água, se necessário
Preparo:
Em uma panela, misture o leite e a farinha de aveia e o ágar–ágar e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tire a panela do fogo, junte o extrato de baunilha e o xarope de agave e bata com um míxer. Leve de volta ao fogo, Assim que a mistura ferver, tire do fogo e despeje em uma fôrma refratária ou em ramequins, Deixe esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
Passe uma faca em volta do creme para soltar as beiradas e vire cada fôrma sobre um prato de servir. Prepare a calda. Em uma tigela, coloque a manteiga de avelã, o cacau em pó e o xarope de agave. Bata com um fouet. A cobertura deve ter a consistência de um creme nem muito espesso, nem muito líquido. Para chegar no ponto certo, talvez seja preciso acrescentar um pouco de leite de oleaginosas ou água.
O leite de aveia pode ser substituído por uma bebida de soja com sabor de baunilha; nesse caso, não é preciso usar extrato de baunilha no preparo. Você também pode usar o leite vegetal, prefira o de avelã; nesse caso, como esse tipo de leite tem pouca gordura, a panna cotta tende a ficar aguada e bicolorida (translúcida na parte de cima e esbranquiçada na base), mas não se preocupe: o sabor não deixa a dever ao da receita original italiana!
Ingredientes:
2 ovos grandes
1 banana
Noz-moscada
Canela
2 fatias grossas de pão integral
150g de framboesas
Azeite
20g de pistaches
4 colheres (sopa) de iogurte natural sem gordura
Mel (a gosto)
Preparo:
No liquidificador, bata os ovos, a banana, a noz-moscada e a canela. Reserve a mistura em um prato fundo. Corte o pão integral em fatias de 2cm, e faça um corte em uma das laterais longas para criar um bolso para as frutas vermelhas. Com os dedos, recheie o pão com as frutas vermelhas, mas com cuidado para não rasgar. Molhe o pão nos ovos e faça uma leve pressão para que a mistura seja absorvida. Enquanto isso, aqueça uma colher de azeite em uma frigideira em fogo médio. Despeje um pouco da mistura de ovos na frigideira e coloque as fatias de pão recheadas por cima. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, até ficar com a borda dourada, e vire de lado. Toste os pistaches no forno e amasse-os grosseiramente. Sirva a rabanada cortada ao meio com o iogurte, o mel e o pistache por cima.
1½ colher (chá) de sementes de chia ou linhaça moídas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
1 xícara de leite vegetal sabor baunilha
½ filão de pão de fermentação natural amanhecido ou qualquer pão de casca grossa
1½ colher (sopa) de levedura nutricional
Óleo para borrifar
Preparo
Em uma assadeira ou refratário rasos, misture a chia e a farinha. Junte o leite, aos poucos, para não ficar cheio de grumos. Reserve por 15 minutos.
Corte o pão em fatias de 2,5 cm de espessura.
Bata a massa e, aos poucos, junte a levedura e misture.
Aqueça uma chapa ou frigideira pesada em fogo médio e borrife um pouco de óleo, para que as rabanadas não grudem.
Mergulhe as fatias de pão na massa – alguns segundos de cada lado – e coloque na chapa. Frite por 1 ou 2 minutos de cada lado, até dourarem e ficarem deliciosas.
Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de Farinha de amêndoas
1/4 xícara de manteiga de castanhas (macadâmia e coco triturados até obter uma pasta)
40 ml de melado de cana
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de especiarias de sua preferência (canela, noz moscada e gengibre)
6 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas
1 pitada de sal
Preparo
Em um recipiente, misture os ingredientes secos. Acrescente a manteiga de castanhas, a essência de baunilha e o melado de cana e mexa até obter uma massa homogênea. Molde-a em uma bola e embrulhe em plástico filme. Deixe na geladeira por 1 hora.
Forre duas assadeiras com papel manteiga e pré-aqueça o forno a 180º.
Unte uma superfície lisa com farinha de aveia e abra a massa com a ajuda de um rolo até que fique com a espessura de 3 milímetros.
Passe os moldes de biscoito em um pouco de farinha e corte a massa. Não se esqueça de fazer a base e o topo com a mesma forma e cortar no centro apenas as bolachas que vão por cima, para a geleia não vazar.
Antes de fazer os desenhos no meio, deixe os biscoitos cortados no congelador por 15 minutos para que fiquem mais firmes. Retire as assadeiras do congelador e faça os desenhos centrais. Asse imediatamente, ainda gelados, em forno a 180 graus C por 12 minutos ou até que estejam levemente dourados. Tire do forno, deixe esfriar completamente em uma grade. Com uma colher, espalhe a geléia na base dos biscoitos e feche com a parte de cima, apertando levemente pra espalhar a geléia e grudar os biscoitos. Guarde na geladeira em pote hermético.
Dicas:
As bolachas ficam crocantes por, no máximo, dois dias. Depois começam a amolecer por causa da geleia. Se você quiser que durem mais, guarde sem rechear e monte quando for servir.
Caso não encontre farinha de aveia sem glúten (por contaminação cruzada), substitua por outra farinha sem glúten e acrescente uma colher de sopa de fécula, psyllium, chia ou linhaça trituradas para ajudar a dar liga. Leia mais aqui!
Publicidade
A arte urbana tem ganhado cada vez mais espaço e está, literalmente, dominando o mundo. Fica difícil encontrar...
Se você já está com água na boca só de imaginar as mesas de natal, repletas de comes e bebes, prepare-se para...
As Eleições 2018 deixaram um legado para o Brasil: uma grande discussão em torno de questões sociais como o...
O oncologista Drauzio Varella está sob ataque desde que crimes praticados por uma detenta transexual entrevistada por...
A amizade é um fenômeno das reações humanas que desperta muita curiosidade. Talvez pela não existência de regras...
Depois de passarmos por uma era de consumismo desenfreado (obrigada por nada, capitalismo!), chegamos ao ponto...
Ver alguém querido passar por um luto ou um período de dor intensa por problemas inevitáveis da vida não é fácil....
Sai ano, entra ano e tudo o que queremos saber é quantos dias de folga e feriados prolongados teremos de cobiçar no...
O Dia dos Namorados tem tudo para ser mais que uma data comercial. Que tal utilizar a quarta-feira para celebrar o...