Cobertura Hypeness

5 motivos que fizeram da CCXP 2018 um evento imperdível

por: Livia Jacome

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

No último domingo (9) chegou ao fim a Comic Con Experience de 2018. O evento, que já marcou o calendário anual brasileiro, encerra com saldo positivo, público recorde e atrações surpresa. Durante os cinco dias da CCXP – incluindo a spoiler night -, o pavilhão da São Paulo Expo recebeu mais de 200 mil pessoas que foram curtir as atrações, conferir os painéis e tirar fotos com seus ídolos.

A convenção não perde nada para as Comic Cons ao redor do mundo e tem o objetivo de reunir fãs, profissionais e empresas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. De 06 a 09 de dezembro de 2018, a CCXP contou com números grandiosos e 262 mil visitantes empolgados, sendo o perfil bem equilibrado entre 55% masculino e 45% feminino. Além disso, mais de 103 marcas estiveram presentes, dentre elas grandes empresas como Disney/Marvel, HBO, Netflix, Sony Pictures, Fox, Warner e Amazon.

Grandes nomes de Hollywood

A programação da convenção foi grandiosa, no primeiro dia, Maisie Williams e John Bradley-West, de Game of Thrones da HBO, subiram ao palco para falar da série. Porém antes, uma orquestra tocou música tema do seriado levando os fãs ao delírio. Outros nomes de peso também marcaram presença, como Sophie Turner e Jessica Chastain no painel Fox Film 2019, na sexta-feira (7). As atrizes chegaram a deitar no chão durante exibição exclusiva do teaser de “X-Men: Fênix Negra”.

O sábado (8) foi particularmente agitada para os fãs de filmes de super-heróis. O futuro dos filmes da Marvel foi representado por Sebastian Stan, o Soldado Invernal, e Brie Larson, a Capitã Marvel. A atriz é a primeira mulher a interpretar uma heroína em filme solo da Marvel. O filme, que se passa na década de 90, introduz a personagem no universo das franquias da Marvel. Logo após, de surpresa, Tom Holland, Jake Gyllenhaal e Jacob Batalon deram o que falar no painel da Sony Entertainment. Os atores foram apresentar novidades e contar sobre o filme “Homem-Aranha: Longe de Casa”. Durante o painel, o protagonista afirmou que “o próximo filme é muito melhor do que o primeiro e vocês não vão acreditar no que está por vir”. Se os fãs já estavam enlouquecidos, Tessa Thompson deu as caras no mesmo painel para apresentar “MIB Homens de Preto”. A atriz também não tinha sido anunciada no line up oficial do evento e contou sobre sua preparação para o longa “fiz meditação, revi os filmes e rezei para o espírito de Will Smith e Tommy Lee Jones!”

Tessa Thompson voltou a subir no palco, no domingo (9), desta vez acompanhada dos atores Michael B. Jordan e Florian Munteanu para apresentar Creed II. O filme da franquia Rocky Balboa teve pré-estreia durante o painel e levou os fãs ao delírio. Outro filme que teve lançamento exclusivo foi Bird Box, longa original da Netflix, estrelado por Sandra Bullock. E para alegria dos amantes do serviço de streaming, a atriz esteve no painel junto do parceiro de elenco Trevante Rhodes e do produtor Dylan Clark.

Nostalgia e personagens queridos

Não importa a idade, os quadrinhos da Turma da Mônica atravessaram gerações e, por isso, não poderia ficar de fora de um evento como a CCXP 2018. Mauricio de Sousa esteve no evento e contou a Nathalia Arcuri, no Creator Stage, como é seu trabalho: “Eu não considero trabalho. Isso é uma diversão, um passatempo, o que eu sempre gostei de fazer”.

Clássicos dos anos 1980, 1990 e início dos anos 2000 passaram pelas mãos de Chris Columbus. O cineasta, que abriu os painéis na convenção, contou sobre suas obras como Os Goonies, Gremlins e Esqueceram de Mim. O diretor ainda revelou que deixou a direção da franquia de Harry Potter por conta da família.

Ao longo de 80 anos, Superman saiu das páginas dos quadrinhos e ganhou vida na telona com Christopher Reeve. Mas os fãs mais novos conhecem bem o personagem Clark Kent por conta da série de televisão Smallville. O intérprete do jovem Homem de Aço, Tom Welling, esteve no evento para prestar homenagem a esse icônico super-herói.

Criadores e artistas brasileiros

A CCXP trouxe o Encontro Nacional de Podcasts para bate-papo sobre Cultura Pop. Os podcaster brasileiros Phelipe Cruz (Milkshake chamado Wanda) Bárbara dos Anjos Lima (Estamos Bem), Thiago Borbs (Judão) e Cris Dias e Alexandre Maron (BrainCast) comentaram sobre assuntos do momento. Já do lado da televisão, Débora Falabella, Taís Araújo, Camila Pitanga e Leandra Leal foram lançar a série original Globoplay: Aruanas. Além disso, Gabriel Bá, quadrinista que ilustrou a HQ The Umbrella Academy, esteve presente no painel da Netflix apresentando a série homônima junto ao criador Gerard Way e parte do elenco.

Artes visuais feitas no Brasil

No Artists’ Alley mais 530 quadrinistas, ilustradores, roteiristas de animação e HQs levaram seus trabalhos para a CCXP. Ao longo de seis grandes mesas, vários brasileiros e brasileiras venderam, autografaram e conheceram admiradores na parte central do São Paulo Expo. Referências dos quadrinhos nacionais como os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, Carlos Ruas, Ivan Reis, Mike Deodato e Vitor Cafaggi estiveram no maior Artists’ Alley do Hemisfério Sul.

Atrações, cosplayers e brindes

Em meio a painéis com atrações internacionais, palcos e outras atividades, a CCXP abrigou quase 100 stands de grandes empresas. Nestes espaços os visitantes podiam desfrutar de experiências imersivas com seus personagens favoritos.

Outro ponto alto da convenção são os centenas de cosplayers que desfilam seus uniformes para lá de elaborados. Ao longo dos quatro dias era possível esbarrar em super-heróis, vilões, personagens de desenhos e de jogos.

E se você ficou fora desse evento saiba que a CCXP 2019 já tem data marcada de 5 a 8 de dezembro de 2019.

Imagens: CCXP/ I Hate Flash

Publicidade Anuncie


Livia Jacome
Blogueira raiz desde 2007 quando criou seu primeiro blog. Ama Madonna, sorvete, cultura pop e seriados, muitas décadas antes de existir Netflix. Hoje divide o tempo entre fazer gestão de produto no Hypeness e seus blogs próprios.


X
Próxima notícia Hypeness:
Corra! Outback dá cebola empanada de graça no Dia Nacional da Austrália