Sessão Hype

7 filmes atuais que nos fazem pensar sobre questões importantes

por: Mari Dutra

Já reparou como o cinema é quase um termômetro da sociedade? Os dramas retratados na telona são apenas um reflexo das questões que vivenciamos todos os dias. É por isso que, muitas vezes, os filmes lançam um olhar diferente sobre temas que costumamos ver nos noticiários ou nas ruas.

É o caso destas 7 produções emblemáticas, que retratam com maestria situações importantes, sobre as quais precisamos falar urgentemente.

1. Pantera Negra

Empoderamento, representatividade e uma história maravilhosa fazem com que Pantera Negra encabece essa lista. A história de T’Challa (interpretado pelo ator Chadwick Boseman) é a de um herói negro, com um elenco majoritariamente negro – e em que as mulheres ocupam um lugar de destaque.

Além disso, alguns “detalhes” transformam essa em uma obra ainda mais atual, com referências nada sutis ao presidente americano Donald Trump, incluindo algumas “diretas” sobre o muro a ser construído na fronteira dos Estados Unidos com o México.

via GIPHY

“É o seu tempo”. 

2. O Touro Ferdinando

Já falamos dessa beleza de filme aqui. E, embora seja uma animação, aborda temas importantes, como a aceitação pessoal, o preconceito e os maus tratos aos animais. Afinal, o tourinho que dá nome ao filme foi criado para ser um animal de briga, mas gosta mesmo é de cheirar flores.

Ele precisa enfrentar maus bocados após ser confundido com um animal perigoso. Com muita resiliência e certeza de sua verdadeira essência, Ferdinando consegue se tornar um touro da paz, sem que ninguém mais lhe incomode.

via GIPHY

3. Três Anúncios para um Crime [link para o filme]

Quando Mildred (Frances McDormand) perde sua filha e se vê diante da ineficácia da polícia em encontrar o assassino da garota, ela decide contratar três outdoors para cobrar respostas do xerife Willoughby (Woody Harrelson).

Em cena, surgem questões como a violência, a dor do luto, o descaso policial e a exposição pessoal. No desenrolar da história, é impossível não pensar em como ações individuais podem mudar completamente a vida de uma cidade inteira. O filme é uma das estreias deste mês do Telecine Play.

Reprodução “Três Anúncios para Um Crime”

4. Uma Mulher Fantástica

O chileno Sebastian Lélio mostrou que, apesar de não ser brasileiro, sabe sambar muito bem na cara da sociedade com o filme “Uma Mulher Fantástica”. A película mostra as violências, muitas vezes sutis, sofridas por Marina (Daniela Vega), uma mulher trans que vê sua vida mudar após a morte do namorado, Orlando (Francisco Reyes).

O filme é um tremendo exercício de empatia e vai ser quase impossível terminar de assisti-lo sem um nó na garganta. Dica amiga: prepara o lencinho antes de dar o play, porque é bem provável que caiam alguns ciscos no seu olho…

via GIPHY

5. Eu, Daniel Blake

Achou que desemprego, crise social e burocracia eram coisas que só aconteciam debaixo da linha do Equador? Então toma esse t̶a̶p̶a̶  filme que retrata a história de Daniel Blake (Dave Johns), um britânico que se vê impedido de trabalhar após sofrer um ataque cardíaco, mas não consegue receber os benefícios aos quais teria direito graças à burocracia.

Marginalizado, ele conhece Katie (Hayley Squires), uma mãe solo que tenta se virar como pode para se sustentar, apesar do desemprego.

Foto: Reprodução “Eu, Daniel Blake”

6. O Insulto

Em Beirute, o refugiado palestino Yasser é molhado acidentalmente pelo cristão Tony, enquanto este rega plantas na sua varanda. Uma situação que poderia ser banal em qualquer outro contexto adquire nuances de preconceito e evidencia a intolerância existente no país – e que se repete mundo afora.

Impactante, a obra rompeu também outra barreira e se tornou o primeiro filme do Líbano a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sem dúvida, merece ser visto e revisto.

via GIPHY

7. Dogman

Com um toque cru e ao mesmo tempo belo, o filme Dogman retrata a solidão de Marcello (Marcello Fonte), dono de uma pet shop, e sua subordinação ao amigo Simone (Edoardo Pesce), um brutamontes agressivo e ignorante. Sempre na companhia de cachorros, Marcello deixa o relacionamento com o amigo ganhar uma importância forte demais, o que o leva a se envolver em situações que podem transformar sua vida para sempre.

Disposto a ganhar a admiração do amigo, ele é capaz de fazer qualquer coisa e nos leva a pensar que relacionamentos abusivos não precisam envolver um casal…

via GIPHY

Publicidade

Foto em destaque: Reprodução "Três Anúncios para um Crime"


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fogaça é internado em São Paulo e deixa fãs preocupados