Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
2019 está começando e ainda tem gente que precisa ter receio de viver o amor por causa do preconceito alheio. Se hoje em dia ainda é difícil, ainda que com muitos avanços, imagine no século 12, e quando as apaixonadas são um casal de freiras.
O achado foi compartilhado por Erik Wade, professor e pesquisador de História da Sexualidade na Universidade de Bonn, na Alemanha. Ele encontrou o documento em um artigo da professora Jacqueline Murray.
Love letter from one twelfth-century nun to another nun. We read it in class on Tuesday and ???
"[I] sigh for you at every hour, at every moment, like a hungry little bird."?#medievaltwitter pic.twitter.com/LUv2bqoA6X
— Erik Wade (@erik_kaars) December 5, 2018
Wade disse ter achado a carta “muito bonita e poderosa, mesmo centenas de anos depois”, e que acredita “ser importante ver exemplos positivos de desejo entre o mesmo sexo de períodos históricos antigos”, inclusive na Idade Média, que ele diz ser um período muito mais complexo do que se pensa ao enquadra-lo como ‘idade das trevas’.
Confira a carta – já traduzida do latim medieval pata o inglês – e sua tradução para português:
“Para C-, mais doce que mel ou favo de mel, B – envia todo o amor que existe para o seu amor. Você que é única e especial, por que você demora tanto tempo, tão longe? Por que você quer que sua única morra, alguém que, como você sabe, te ama com alma e corpo, que suspira por você a cada hora, a todo o momento, como um passarinho faminto.
Desde que eu tive que ficar sem sua doce presença, eu não quis ouvir ou ver qualquer outro ser humano, mas como as rolinhas, tendo perdido sua companheira, empoleira-se para sempre em seu pequeno ramo seco, então eu lamento sem fim até que eu aproveite sua confiança de novo.
Eu olho e não encontro minha amante – ela não me conforta nem com uma única palavra. De fato, quando reflito sobre a beleza de sua fala e aspecto mais alegre, fico completamente deprimida, pois não encontro nada que eu possa comparar com seu amor, mais doce que o mel ou o favo, comparável com o brilho do outro e da prata.
O que mais? Tudo em você é gentileza, perfeição, então meu espírito definha perpetuamente por sua ausência. Você é desprovida da ousadia de qualquer falta de fé, você é mais doce do que leite e mel, você é inigualável entre milhares, eu te amo mais do que qualquer outra.
Você é o meu amor e desejo, você é o doce resfriamento da minha mente, não há alegria para mim em qualquer lugar sem você. Tudo o que foi delicioso com você é cansativo e pesado sem você.
Então eu realmente quero te dizer, se eu pudesse comprar a sua vida pelo preço da minha, [eu faria] instantaneamente, pois você é a única mulher que eu escolhi de acordo com o meu coração.
Por isso, rogo a Deus que a morte amarga não venha a mim antes que eu desfrute da visão desejada de você novamente. Adeus. Tens de mim toda a fé e amor que existem. Aceite a escrita que envio e, com ela, meu constante pensamento.”
Publicidade
A personagem Milena Sustenido, 1ª protagonista negra da Turma da Mônica, acaba de fazer aniversário e, como...
Um artigo assinado por Tailane Muniz no jornal Metrópole, e reproduzido pelo site Metro1, denuncia um caso de...
Na semana passada o Japão elegeu sua primeira deputada transgênero da história do país. Ayako Fuchigami representa...
O desenvolvimento do futebol está associado com os movimentos da classe trabalhadora no Reino Unido. O Manchester...
Você deve conhecer Lashana Lynch com a pilota da Força Aérea Maria Rambeau em ‘Capitã Marvel’. A atriz...
O programa de Christina Rocha no SBT é conhecido por discussões acaloradas sobre comportamento humano. Orientação...
Após ser alvo de ataques transfóbicos nas redes sociais, Thammy Miranda provou que a estupidez e o preconceito não...
Acusado de assédio e denunciado à polícia por duas mulheres, o repórter da Record TV, Gérson de Souza, foi...
Apesar de não representar grandes males para a saúde, o vitiligo pode provocar, além das manchas embranquecidas na...