Fotografia

A felicidade das crianças pelas lentes de quatro fotógrafos consagrados

por: Joao Rabay

09“Nós olhamos para o mundo uma vez, quando crianças. O resto é memória”. A frada da poeta norta-americana Louise Glück nos remete às memórias de infância, quando qualquer canto pode ser um bom lugar para se divertir. Ainda que a gente não possa voltar a ser criança, ver os pequenos brincando também é capaz de nos encher de alegria.

Alguns dos mais notáveis fotógrafos da história apontaram suas lentes para as crianças e registraram com maestria a felicidade que é capaz de transbordar por imagens.

O francês Robert Doisneau ficou conhecido por seu olhar poético sobre a vida nas ruas, e seus registros da infância quase são capazes de colorir de alegria as fotos em preto e branco.

Alfred Eisenstaedt foi um fotojornalista norte-americano que gostava de registrar a naturalidade da vida cotidiana, além de ações que aconteciam sem aviso prévio e que só um fotógrafo bem ligado poderia registrar. Autor de imagens que contam histórias, ele também gostava de fotografar a energia natural das crianças.

Outro fotógrafo norte-americano que gostava de registrar sentimentos universais humanos foi Wayne Miller, que também teve uma fase em que focou nas fotografias de crianças, tendo até lançado um livro com imagens que registrou da própria família.

Citar Henri Cartier-Bresson é quase automático ao falar de registros icônicos em fotos. Um dos grandes mestres da fotografia, o francês sempre foi considerado um grande humanista, tendo usado sua arte para fazer registros sociais e se tornando o grande expoente da fotografia cândida, em que as imagens são feitas sem que os fotografados posem para a lente.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Poderosa série de fotos transforma mulheres em guerreiras medievais