Inovação

A incrível casa-bambu pré fabricada que leva apenas 4 horas para ser montada

por: Redação Hypeness

Casas modulares que podem ser construídas em poucas horas já são realidade em alguns lugares do mundo – inclua aí o projeto do italiano Renato Vidal, ou a inglesa Ten Fold, ou ainda a Ecocapsule, da Eslováquia. Mas nenhuma é tão charmosa como a CUBO, projetada pelo filipino Earl Patrick Forlales, de apenas 23 anos.

Morador de Manila, Forlales estava incomodado com a crise imobiliária de sua cidade, uma das que mais cresce no leste asiático, mas que vai acumulando cada vez mais pessoas vivendo em favelas. Não é por acaso que seu projeto é baseado em bambu, um material abundante e barato na região, e que é quase tão resistente quanto o aço.

A CUBO é modular, ou seja, seus cômodos são montados de forma independente entre si, o que permite aos donos dos imóveis criar suas próprias plantas. A ideia do engenheiro é que cada uma abrigue até duas pessoas, com cozinha, sala de jantar, banheiro e lavanderia, além de dois quartos.

Forlales estima que o metro quadrado da CUBO custe cerca de R$300, e seja montada em apenas quatro horas, já que as partes são pré-fabricadas e só precisam ser unidas corretamente no lugar onde se tornarão moradia.

O jovem ganhou o prêmio Cidades para o Futuro da RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), que lhe garantiu um prêmio em dinheiro de R$245 mil e o apoio de profissionais da engenharia para tirar o projeto do papel. Forlales espera montar a primeira unidade durante o primeiro semestre de 2019.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Earl Patrick Forlales


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Para combater a crise da privacidade, Facebook abrirá um café em Londres