Ciência

A recém descoberta espécie de vespa que transforma aranhas em zumbis

por: Redação Hypeness

Se você não está preparado para uma invasão zumbi, talvez seja melhor repensar o que está fazendo, pois eles já estão entre nós – ainda que de uma maneira bem diferente. Cientistas canadenses descobriram uma espécie de vespa capaz de transformar aranhas em zumbis.

A vespa Zatypota é capaz de manipular o comportamento de aranhas da espécie Anelosimus eximius, fazendo com que o aracnídeo abandone a própria colônia para servir ao inseto.

A descoberta foi feita por Philippe Fernandez-Fournier, um pesquisador da Universidade da Columbia Britânica, durante uma expedição ao Equador. Ele estava observando o comportamento das aranhas e de parasitas que vivem em seus ninhos quando notou que algumas delas estavam infectadas com uma larva parasítica e vagando longe de suas teias, algo incomum para a espécie.

As vespas Zatypota colocam ovos no abdômen da Anelosimus eximius. Depois de chocar, a larva se alimenta da hemolinfa da aranha (algo como o sangue dos aracnídeos) e coordena o comportamento da hospedeira.

A aranha sai de seu habitat e cria um casulo para a larva. Depois, a aranha morre e vira alimento para a larva, que depois entra no casulo e, após cerca de dez dias, emerge como vespa. Ainda não se sabe exatamente como as vespas controlam o comportamento das aranhas, e a equipe da Universidade deve voltar ao Equador em breve para novas análises.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Universidade da Columbia Britânica


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Má conduta profissional pode indicar infidelidade nos relacionamentos, aponta estudo