Inspiração

Alemanha doa R$ 800 mil para restauração de acervo do Museu Nacional no Rio

por: Joao Rabay

O dia 2 de novembro de 2018 ficou marcado de forma triste na história brasileira. O incêndio no Museu Nacional destruiu milhões de objetos, incluindo a maior coleção de múmias da América Latina, entre tanta coisa interessante que só pode ser vista virtualmente. Mas o Museu recebeu apoio de um aliado de peso para se recuperar.

O governo da Alemanha anunciou uma doação de 180 mil euros, equivalentes a cerca de 800 mil reais, para recuperar as obras e objetos que foram resgatados dos escombros – cerca de 1500 objetos, entre peças das coleções, equipamentos, objetos pessoais e fragmentos arquitetônicos já foram encontrados, e as buscas continuam.

De acordo com Klaus Zillikens, cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, essa doação é apenas a primeira, e o governo alemão deve continuar assistindo a administração do museu, com apoio que pode chegar até a 1 milhão de euros, dependendo das demandas que a recuperação exigir.

O aporte inicial será usado para comprar materiais específicos utilizados na recuperação, como computadores e lupas especiais. O Ministério da Educação repassou 10 milhões de reais para o Museu Nacional, e para o orçamento para 2019 é esperado um repasse de R$56 milhões, ainda a ser aprovado no Congresso.

Fragmentos do crânio de Luzia encontrados nos escombros do Museu Nacional

Publicidade

Fotos via Agência Brasil


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este senhor fofo finalmente conseguiu pagar uma dívida de 14 dólares que tinha desde os anos 1950