Inspiração

Aos 91 anos, idoso celebra conclusão de curso de alfabetização, “agora vou ler mais jornal”

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Geraldo Nascimento Ribeiro, de 91 anos, passou por um dos momentos mais emocionantes de sua vida na última quarta-feira (5). Morador de um asilo em Campos do Goytacazes, no Rio de Janeiro, o homem não segurou a emoção ao ser diplomado no Programa Brasil Alfabetizado.

Conhecido pela capacidade de comunicação entre os moradores do Asilo Monsenhor Severino, Geraldo atuou grande parte da vida como agricultor e com quase um século de vida realizou o sonho de estudar novamente.

Exemplo de persistência e determinação

“Foi muito emocionante, ser homenageado é sempre bom. Há muitos anos eu não tinha contato com o estudo”, disse ao G1.

Além de comunicativo, o idoso goza de boa memória e recorda dos tempos que trabalhou na indústria e quando morou no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. Geraldo conta que sabia ler e escrever um pouco e que o programa de alfabetização foi fundamental para o desenvolvimento e vai ser fundamental em atividades do dia a dia.

“Eu gosto muito de ouvir rádio, vejo televisão também, mas prefiro rádio. Agora vou ler mais jornal, gosto de jornal”.

O curso vai ser fundamental para melhorar a qualidade de vida de Geraldo

Ao lado de Geraldo, outras 200 pessoas foram diplomadas na cerimônia. O Programa Brasil Alfabetizado é fruto de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Campos e atende pessoas com pelo menos 15 anos. A Secretaria de Educação diz que grande parte dos beneficiados de Campos são maiores de 65 e vivem em zonas rurais.

O analfabetismo do Brasil atinge, sobretudo, pessoas maiores de 60 anos. O indicador para quem tem mais de seis décadas de vida é 20% maior, segundo o IBGE.

Publicidade

Fotos: Renan Liu/Prefeitura de Campos/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dibradoras lançam Observatório de Futebol Feminino para acompanhar números da Copa