Fotografia

Artista brasileira colore fotos de prisioneiros de campo de concentração nazista

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Auchwitz é sinônimo do horror vivido durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, esse horror ganha cores através das mãos da artista brasileira Marina Amaral, que coloriu digitalmente fotos de prisioneiros do campo de concentração (já falamos dela antes, lembra?).

Marina é responsável pelo projeto Faces of Auschwitz. Através das cores, ela dá um novo significado ao rosto das pessoas que viveram na pele o holocausto. São histórias como as da judia Maria Schenker, falecida em 1942, após quatro meses de trabalhos forçados, fome e medo; ou a da polonesa Czesława Kwoka (foto abaixo), assassinada com uma injeção letal em 1943, quando tinha apenas 14 anos.

Fotos da prisioneira Czesława Kwoka 

Segundo Marina conta em entrevista ao G1, a primeira aproximação com o Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, responsável pelas fotos dos prisioneiros, ocorreu em 2016. Na época, a administração do memorial teria ficado com receio do projeto. Quando a artista divulgou fotos de Czesława coloridas digitalmente, o contato com a instituição se fortaleceu.

Publicidade

Fotos da prisioneira do campo de concentração Maria Schenker

Para o projeto, o Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau ofereceu a Marina o acesso a quase 40 mil fotografias. Destas, 25 já foram coloridas. O trabalho de reconstrução digital das imagens é feito através do Photoshop e leva cerca de duas horas para cada fotografia, mas ele é muito mais extenso do que isso. O projeto Faces of Auschwitz também conta as histórias dos prisioneiros retratados.

Fotos do prisioneiro do campo de concentração August Kowalczyk

Além disso, as cores usadas nas fotos não são aleatórias. Elas são baseadas em documentos oficiais que descrevem as características físicas de cada pessoa, bem como detalhes sobre o triângulo que era bordado em seus uniformes – para cada tipo de prisioneiro, o triângulo era de uma cor diferente.

Veja mais algumas das fotos recriadas por Marina.

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Walter Degen

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Witold Pilecki

Fotos da prisioneira do campo de concentração Katarzyna Kwoka

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Norbert Głuszecki

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Seweryn Głuszecki

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Rudolf Głuszecki

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Gersz Zysking

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Iwan Rebałka

Fotos do prisioneiro do campo de concentração Seweryna Szmaglewska

Leia também: Esse pianista recuperou músicas compostas num campo de concentração

Publicidade Anuncie

Imagens do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, coloridas digitalmente por Marina Amaral


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
34 fotos surreais de Salvador Dali sendo totalmente Salvador Dali