Arte

Artista japonês une tradição e bom gosto em quadros de animais do país

por: Vitor Paiva

Delicada e feroz como os próprios animais que retrata, a pintura do artista Takashi Kanazawa mistura o contemporâneo com a tradição para ajudar a atualizar as artes plásticas japonesas. Utilizando poucos elementos e técnica apurada, Kanazawa pinta animais sob a luz do luar, com uma poética ao mesmo tempo suave e selvagem, que o vem colocando em destaque em exposições de arte internacionais.

As pinturas de Takashi são feitas sob papel washi, um tradicional produto produzido com fibra local e utilizada desde as pinturas ancestrais como superfície para trabalhos delicados e, ao mesmo tempo, fortes.

Os animais sob o luar de Takashi o levaram a dividir recentemente com outros seis artistas a exposição Nihonga – o título se refere justamente a um estilo de pintura japonesa do século XIX, quando os padrões e as técnicas orientais se encontraram com a pintura ocidental.

Publicidade

© arte: Takashi Kanazawa


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype em casa: lives, filmes e delícias para entrar em julho com o coração quente