Arte

Artista japonês une tradição e bom gosto em quadros de animais do país

03 • 12 • 2018 às 15:18
Atualizada em 11 • 12 • 2018 às 16:19
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Delicada e feroz como os próprios animais que retrata, a pintura do artista Takashi Kanazawa mistura o contemporâneo com a tradição para ajudar a atualizar as artes plásticas japonesas. Utilizando poucos elementos e técnica apurada, Kanazawa pinta animais sob a luz do luar, com uma poética ao mesmo tempo suave e selvagem, que o vem colocando em destaque em exposições de arte internacionais.

As pinturas de Takashi são feitas sob papel washi, um tradicional produto produzido com fibra local e utilizada desde as pinturas ancestrais como superfície para trabalhos delicados e, ao mesmo tempo, fortes.

Os animais sob o luar de Takashi o levaram a dividir recentemente com outros seis artistas a exposição Nihonga – o título se refere justamente a um estilo de pintura japonesa do século XIX, quando os padrões e as técnicas orientais se encontraram com a pintura ocidental.

Publicidade

© arte: Takashi Kanazawa


Canais Especiais Hypeness