Inspiração

Baco Exu do Blues se abre sobre a depressão: ‘Você aprende a conviver com ela’

por: Vitor Paiva

Um dos mais interessantes e celebrados nome do rap atual, o baiano Diogo Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, traz diversos temas novos e complexos às suas composições – e, entre eles, algo que, segundo o próprio, ele aprendeu a conviver: a depressão. Em entrevista especial para o site Reverb, no contexto da campanha Setembro Amarelo, Baco comentou sobre essa condição que lhe acompanha – e que começou a aparecer junto com seu sucesso.

O rapper Baco Exu do Blues

“Eu tava vivendo o momento que sonhei minha vida toda, que era ser uma pessoa reconhecida nacionalmente, e ao mesmo tempo eu não conseguia aproveitar aquilo”, diz Baco na entrevista. “Eu queria só ficar em casa, na minha cama”. Segundo o rapper, apesar do sucesso, sair de casa era sempre uma provação, que acarretou em um processo forte de depressão. “Eu entrei numa loucura muito grande comigo mesmo, de infelicidade, de não me achar bom o suficiente, de achar que tudo que eu tinha conquistado até li tinha sido sorte”.

Foi nesse momento que Baco entendeu que precisava “destruir a masculinidade” imposta sobre ele desde criança, que dizia que ele tinha que ser forte, ser “um pilar”, para poder admitir que estava em uma situação difícil e frágil – a forte música “En Tu Mira” ilustra esse desabafo como um pedido de socorro.

Capa de seu último disco, o celebrado “Bluesman”

Na entrevista, o cantor ainda explora a negação, a superação, a convivência com a depressão, e muitos outros aspectos dessa condição – com a visão crítica, criativa e poética de um dos mais interessantes artistas da atualidade.

Acima, vídeo oficial de “Bluesman”

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Depois de considerados extintos, lobos voltam a se reproduzir na Califórnia