Tecnologia

Café de Tóquio usa garçons robôs para ajudar pessoas com problemas físicos

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

No Japão tem cafés de gatinhos, ouriços e até Pokémons. Um café com garçons robôs, no entanto, não é apenas mais uma excentricidade e sim uma maneira genial de ajudar pessoas com deficiência física a voltar a trabalhar.

Com o nome de Dawn ver.β, o café tem entre seus funcionários cinco robôs que são controlados à distância por pessoas com problemas severos de mobilidade, como lesões na medula espinhal ou esclerose lateral amiotrófica (aquela do desafio do balde de gelo). Por trás da tecnologia estão pessoas de verdade, que sofrem com deficiências físicas que as impossibilitam de muitas coisas, mas não de trabalhar.

A iniciativa oferece a oportunidade de um trabalho remoto de meio turno, pelo qual os funcionários recebem um salário mínimo. São eles que comandam os robôs à distância através de um sistema que grava áudio e vídeo e os envia aos controladores. Enquanto isso, seus alter-egos mecânicos ficam responsáveis pelo preparo dos alimentos e pela atenção aos clientes.

Por enquanto, o projeto ainda é apenas um teste, em funcionamento em Tóquio até essa sexta-feira, 7. Entretanto, os responsáveis pela ideia pretendem que o café se torne permanente antes de 2020, quando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão realizados na cidade.

Olha só como funciona:

 

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
App brasileiro ajuda deficientes visuais a identificarem dinheiro