Debate

Carta em que Einstein diz que Deus é ‘fraqueza humana’ é leiloada por R$ 11 milhões

por: Joao Rabay

Publicidade Anuncie

A palavra Deus não é para mim mais que a expressão e o produto da fraqueza humana”. Palavras fortes assim e vindas de um gênio como Albert Einstein não poderiam passar despercebidas – e a carta em que o físico refletia sobre a religião entrou para a história e acaba de ser leiloada por US$2,9 milhões, equivalentes a mais de 11 milhões de reais.

As palavras foram escritas em alemão em 1954, quando Einstein tinha 74 anos, mais ou menos um ano antes de sua morte. A carta, de uma página e meia, foi uma resposta a um trabalho do filósofo alemão Eric Gutkind, que era judeu, como a família de Einstein, e lhe enviou uma cópia do livro Escolher a Vida: O Chamado Bíblico à Rebelião.

A carta demonstra que Einstein permanecia pensando sobre a dicotomia entre ciência e religião e as aplicações da fé sobre as sociedades. “O povo judeu, ao qual pertenço de bom grado, e em cuja forma de pensar me sinto profundamente ancorado, não tem para mim nenhum tipo de dignidade diferente do restante dos povos. Segundo a minha experiência, (os judeus) não são, na realidade, melhores que outros grupos humanos”, diz um trecho da correspondência.

A Bíblia é uma coleção de lendas veneráveis, mas ainda assim primitivas. (…) Nenhuma interpretação, não importa o quão sutil ela seja, pode mudar meu ponto de vista sobre isso”, escreveu o físico.

Mas, apesar de discordar fundamentalmente de Gutkind, Einstein também ressaltou que havia convergências entre seus pensamentos: “Agora que expressei de forma aberta nossas diferenças do que diz respeito às convicções intelectuais, ainda tenho claro que estamos muito próximos acerca do essencial, ou seja, em nossas avaliações sobre o comportamento humano. Creio que nos entenderíamos muito bem se conversássemos sobre coisas concretas”, concluiu o formulador da teoria da relatividade;

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Claudia Rodrigues é impedida de tirar foto em painel estrelado por ela mesma