Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se destacar em meio a tanta gente em busca de trabalho não é nada fácil. Ter um portfólio incrível é uma baita ajuda, mas o complicado é conseguir montar algo que atraia a atenção dos recrutadores logo de cara. Entre buscas por maneiras criativas de se apresentar aos possíveis clientes, a designer Liz Pratusevich decidiu entrar em contato com profissionais que admira, e conseguiu dicas preciosas.
“Eu passei duas semanas criando meu portfólio e prestando atenção em cada detalhe, mas, quando ficou pronto, meus erros estavam óbvios até para mim”, relata Liz.
Ela encontrou cinco portfólios incríveis na internet e decidiu mandar e-mail para as criadoras de cada um em busca de conselhos. Aqui vão as respostas que chegaram e Liz fez questão de compartilhar com todo mundo que enfrenta o mesmo desafio.
Julie Bonnemoy, Designer Gráfica
“Acho que o melhor aspecto do meu portfólio é o fato de minha marca ser lúdica. Todos os aspectos do portfólio são dinâmicos, o que mostra o tipo de pessoa que eu sou. Além disso, não há final absoluto: cada vez que se chega ao fim da página é possível ir para o próximo projeto sem ter de voltar ao menu.
Acho que uma das principais tarefas é escolher bem seu público-alvo e ser compreensível em até cinco segundos – coisas como o que você faz, onde você vive e como você trabalha”.
Amy Findeiss, Designer de Produtos
“Acho que tanto designers quanto outros profissionais querem não apenas ver o que você fez, mas entender como você chegou às soluções para os diversos problemas de um projeto.
Eu tento demonstrar isso em diferentes projetos mostrados no meu site. O compartilhamento do processo é a parte mais bem-sucedida do meu portfólio, e inovar os processos é a parte mais divertida do trabalho para mim”.
Liz Wells, UX designer
“Eu passei muito tempo criando pontos fortes que contassem a história do meu processo criativo em cada projeto. É fácil pensar que UX é algo feio, apenas um monte de caixas cinzas, mas esse é um jeito preguiçoso de encarar o trabalho. Só porque o UX não é a etapa final do processo isso não significa que ele não deva ser bonito”.
Jennifer Heintz, Designer e Ilustradora
“Acho que as pessoas respondem muito bem à interatividade do meu site. Meu objetivo é que ele seja super lúdico e divertido, então trabalhei bem próxima do meu desenvolvedor para que essas qualidades aparecessem não apenas no design, mas na interatividade.
Como alguém recém-graduada, muitos dos meus trabalhos foram criados durante a faculdade. Eu trabalhei bem duro para que meu portfólio não só mostrasse meu talento para o webdesign, mas para que meus projetos universitários parecessem mais polidos e profissionais”.
Amanda Pinsker, Designer de Produtos
“Espero que a melhor parte do meu portfólio seja fazer as pessoas pensarem que eu tenho coisas inteligentes a dizer sobre meu trabalho. Mas muitas vezes dizem que meu portfólio é divertido, e acho que isso também é bom.
Eu acho que o maior erro que muitos designers cometem é se estressar demais sobre o portfólio e acabar não mostrando quase nada. Ter alguma coisa é melhor do que não ter nada, e você sempre pode melhorar com o tempo”.
Publicidade
As Tung Toos já viraram moda entre as crianças de outros países e não é por menos: Elas são tatuagens...
Casa Brutale é uma residência conceitual apresentada pela OPA (plataforma aberta para a arquitetura). Sua fundação...
Todo mundo já viveu a situação de comprar um pote de sorvete, deixa-lo no freezer para comer mais tarde e descobrir...
O hotel Karslauttanen, na Finlândia, se demonina uma "igloo village", onde os hóspedes podem se acomodar em iglus...
O primeiro Festival Hotaru de Tóquio, que aconteceu no início do mês de maio, recebeu uma iluminação mais do que...
Com quantas chaves você anda no dia-a-dia? Quão desconfortável é, principalmente para os homens (que não costumam...
Uma parceria entre o Lamborghini Design Center e Scuola Politecnica di Design da Itália, resultou nesse carro conceito...
Quem não detesta quando o cereal amolece dentro do leite? Ou quando vamos tomar sopa, mas precisamos ficar controlando...
O artista Kiyohiko Azuma ficou conhecido por sua série Yotsuba&!, um mangá que retrata a vida de uma jovem...