Inspiração

Conheça a ‘Aldeia do Alzheimer’ onde pacientes vivem livres e com estímulos

por: Redação Hypeness

A comuna de Dax, na França, está construindo o que pode ser uma das primeiras vilas especiais para pacientes com Alzheimer. O projeto ganhou o nome de “Village Landais Alzheimer” e busca oferecer autonomia a quem convive com a doença.

Todo o local foi projetado para que os pacientes possam ser atendidos e viver em segurança, mas sem deixar sua liberdade e autonomia de lado. O objetivo é que, com isso, a condição avance mais lentamente e a dependência de medicamentos possa ser reduzida, diminuindo também o impacto oferecido pelo uso constante de remédios.

Ao longo de quatro quarteirões, 120 pessoas poderão levar uma vida normal, apesar do Alzheimer. Em uma área com casas, biblioteca, cabelereiro, academia e até um supermercado, as diferenças entre enfermeiros e pacientes são quase imperceptíveis. A ideia é que os profissionais da saúde se vistam com roupas convencionais, oferecendo uma sensação de normalidade no convívio.

A arquitetura da vila ficou a cargo do Champagnat & Grègoire Architects e do NORD Architects. A inspiração para o projeto, localizado em uma área de cinco hectares de muita natureza, foram as antigas fortalezas medievais.

Por enquanto o “Village Landais Alzheimer” ainda está em fase de finalização. Os primeiros moradores devem chegar ao espaço apenas no final de 2019.

Olha só que demais o vídeo de apresentação da iniciativa.

Publicidade

Fotos: NORD Architects


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Joane foi selecionada para estudar e jogar futebol nos EUA, mas precisa de ajuda para embarcar