Inspiração

Cordell Jackson: a primeira mulher a produzir, promover e tocar em sua própria gravadora de rock and roll

por: Redação Hypeness

Se em pleno 2018 ainda é difícil para as mulheres entrar no fechado e machista universo musical, imagina para uma mulher nascida em 1923? Feminista e visionária, Cordell Jackson era guitarrista, produtora, arranjadora e, para promover suas músicas lançou seu próprio selo de rock, o Jackson’s Moon Records, no Tennessee, em 1956.

Cordell Jackson 1

Nascida no Mississippi em uma época onde meninas não aprendiam a tocar guitarra, ela aprendeu a manusear o instrumento quando tinha apenas 12 anos. Depois que mudou com a família para Memphis, quando tinha cerca de 20 anos, passou a escrever suas próprias canções. Sua marca registrada sempre foi a velocidade com que tocava guitarra, chegando a quebrar várias palhetas em um espetáculo.

Cordell Jackson 2

No auge de sua carreira, Cordell apareceu no programa de David Letterman e da MTV, quando ficou conhecida como “vovó do rock and roll”.  Moderna desde sempre, morava em uma casa amarela, dirigia um carro amarelo e abria sua casa para passeios todo verão. Ícone na cena musical de Memphis, ela tocava rock antes mesmo do nome ‘rock and roll’ ser criado.

Sua gravadora era a mais antiga em funcionamento em Memphis na época de sua morte, em 2004. Uma senhorinha de vestido, cabelo arrumado e óculos, tocando guitarra com toda a confiança de ser uma mulher fazendo exatamente o que ela queria fazer. Melhor pessoa!

Publicidade

Fotos: Karen Kuehn


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ex-astro da NBA desafia o machismo ao oferecer todo apoio à filha trans em entrevista