Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Bass Reeves, o Django da vida real, prendeu mais de 3 mil criminosos em sua carreira com um dos primeiros delegados negros dos Estados Unidos. Em conflito, Reeves matou 14 pessoas e jamais levou um tiro sequer, falecendo de causas naturais em 1910, aos 72 anos.
Se o diretor de cinema Quentin Tarantino costuma utilizar a ficção para realizar vinganças históricas que não aconteceram na vida real – como no caso de Bastardos Inglórios e o assassinato de Adolf Hitler e a cúpula nazista no filme – , em Django Livre, a força negra se afirmando contra uma sociedade escravocrata talvez não fosse totalmente ficcional. O personagem vivido por Jamie Foxx nas telas traz muitas semelhanças com a incrível história de Bass Reeves, que em 1875 se tornou um dos primeiros delegados negros dos EUA.
Bass Reeves
Reeves nasceu escravo em 1838 no estado de Arkansas, e quando fugiu de seu “dono” foi viver entre os índios norte-americanos das tribos Creek e Seminole, onde aprendeu bastante do conhecimento nativo, como tornou-se fluente na língua das tribos – esse conhecimento seria determinante para que fosse selecionado como delegado, a fim de que pudesse negociar e se comunicar com os nativos.
Acima, a turma de delegados eleita com Bass (o primeiro à esquerda da primeira fila, com uma bengala)
Sua reputação como um delegado destemido, persistente e dono de uma inteligência capaz de ludibriar até mesmo os mais temidos bandidos tornou-se lenda, ao ponto que criminosos chegaram a se entregar simplesmente ao saberem que estavam sendo perseguidos por Reeves.
Estátua para Bass Reeves no Arkansas
Publicidade
Enfrentar uma doença e a possibilidade da perda é tarefa árdua para qualquer pessoa – quando se é uma criança, o...
A organização não governamental australiana Ozharvest, encontrou uma maneira inteligente de combater o desperdício...
A filósofa, professora, escritora e ativista Djamila Ribeiro é hoje uma das mais importantes vozes no pensamento e na...
Imagine que uma amiga sua tenha um filho e o garoto tenha sido diagnosticado como autista. É bem provável que a sua...
Revelar a própria pele contra o cruel uso da pele de animais para feitura de roupas – para que nós cubramos os...
A gente não precisa de roupas novas. A gente precisa de um novo olhar. Essa é a proposta de um movimento que vem...
Aos 6 anos de idade, ele começou a fazer a street dance em uma Fábrica de Cultura na Cidade Tiradentes, extremo leste...
Muitas vezes é preciso perder alguém para que a gente perceba (e declare) a falta que alguém nos faz. O que...
Foi pensando no futuro da própria filha que o fotógrafo Spencer Tunick planejou seu próximo projeto: reunir uma...