Inspiração

Cowboy negro: Django da vida real prendeu 3 mil foras da lei no Velho Oeste dos EUA

21 • 12 • 2018 às 09:59
Atualizada em 28 • 03 • 2019 às 11:12
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Bass Reeves, o Django da vida real, prendeu mais de 3 mil criminosos em sua carreira com um dos primeiros delegados negros dos Estados Unidos. Em conflito, Reeves matou 14 pessoas e jamais levou um tiro sequer, falecendo de causas naturais em 1910, aos 72 anos.

Se o diretor de cinema Quentin Tarantino costuma utilizar a ficção para realizar vinganças históricas que não aconteceram na vida real – como no caso de Bastardos Inglórios e o assassinato de Adolf Hitler e a cúpula nazista no filme – , em Django Livre, a força negra se afirmando contra uma sociedade escravocrata talvez não fosse totalmente ficcional. O personagem vivido por Jamie Foxx nas telas traz muitas semelhanças com a incrível história de Bass Reeves, que em 1875 se tornou um dos primeiros delegados negros dos EUA.

Bass Reeves

Reeves nasceu escravo em 1838 no estado de Arkansas, e quando fugiu de seu “dono” foi viver entre os índios norte-americanos das tribos Creek e Seminole, onde aprendeu bastante do conhecimento nativo, como tornou-se fluente na língua das tribos – esse conhecimento seria determinante para que fosse selecionado como delegado, a fim de que pudesse negociar e se comunicar com os nativos.

Acima, a turma de delegados eleita com Bass (o primeiro à esquerda da primeira fila, com uma bengala)

Sua reputação como um delegado destemido, persistente e dono de uma inteligência capaz de ludibriar até mesmo os mais temidos bandidos tornou-se lenda, ao ponto que criminosos chegaram a se entregar simplesmente ao saberem que estavam sendo perseguidos por Reeves.

Estátua para Bass Reeves no Arkansas

Publicidade

Canais Especiais Hypeness