Criatividade

Crianças que convencem pais a largarem o cigarro ganham bicicleta em cidade turca

por: Vitor Paiva

Assistir ao crescimento de um filho pequeno costuma ser um excelente propósito para se parar de fumar – e muitas vezes é o filho ou filha em pessoa quem melhor incentiva de fato os pais a abandonarem tal péssimo hábito. A cidade turca de Kilis, na fronteira com a Síria, decidiu por oficializar a influência dos filhos como uma campanha pública contra o tabagismo – e passou a oferecer uma bicicleta como recompensa para cada criança que convencer os pais a pararem de fumar.

Uma criança turca com uma bicicleta em Kilis

A iniciativa foi criada pelo prefeito de Kilis, Hasan Kara, e visa recuperar o espírito cívico e transformar a imagem da cidade. “Até agora, já distribuímos mais de 4 mil bicicletas e nosso objetivo é dar ao menos 15 mil”, disse o prefeito. “Demos destaque ao projeto de bicicletas porque o uso de motos aqui é muito comum. Agora estamos vendo crianças indo e voltando das escolas em suas bicicletas”, afirmou.

Uma criança com sua bicicleta diante de um prédio destruído pela guerra em Kilis

 Para ganhar a bicicleta cada criança precisa convencer ao menos um dos pais de parar de fumar, manter boas notas e pedalar ao menos uma hora por dia. A cidade já possui 6,5 km de ciclovias desde o princípio do projeto, mas a ideia do prefeito é chegar aos 32 km. A finalidade de transformação é que Kilis se transforme em uma cidade modelo, com estilo de vida saudável – pedalando e sem cigarros.

Bicicletas esperando pelas crianças em Kilis

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher usa roupas que namorado não gosta e publica suas reações