Debate

Dona da Marlboro investe R$ 7 bilhões em marca de maconha canadense

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Enquanto o mercado de produtos saudáveis vem crescendo e se solidificando em todas as áreas, proporcionalmente empresas ligadas, por exemplo, ao tabaco e ao refrigerante sofrem quedas e temem pelo próprio futuro a longo prazo. Em paralelo, a legalização da maconha em diversos países e estados norte-americanos, junto da expansão do mercado de cannabis e de produtos derivados da planta tanto para o uso medicinal quanto recreativo, cria uma tendência irrevogável: assim como a Coca-Cola já vem trabalhando com a hipótese de lançar em breve uma bebida à base de maconha, a gigante Altria, empresa por trás da marca de cigarros Marlboro, acabou de anunciar um imenso investimento em uma empresa canadense de cannabis.

O aporte de 1,8 bilhão de dólares no grupo Cronos deu à Altria 45% da empresa, com opção para aumentar sua participação para 55% nos próximos cinco anos, e significa o tamanho do gesto que a Altria começa a fazer para reposicionar sua marca. O crescimento já consolidado do mercado de maconha no mundo ganhou outro ponto forte para tal investimento: a vitória democrata nas últimas eleições nos EUA sugere uma forte possibilidade do Congresso enfim aprovar a Farm Bill, lei que tornará legal a produção de fibra de maconha em todo o país, e que abrirá as portas para uma série de outros produtos derivados.

A lei viria para sublinhar a tendência já realizada pelos estados do Alaska, California, Colorado, Maine, Massachusetts, Michigan, Nevada, Oregon e Washington, onde a maconha já é legalizada para consumo e comércio. A descriminalização completa do uso e do comércio no país parece estar já em contagem regressiva – e, com isso, um gigantesco mercado se abrirá. Pelo visto, o dia em que veremos um maço verde de Marlboro à venda em lojas espalhadas pelos EUA e pelo mundo estão definitivamente chegando.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após ameaças, professores universitários buscam apoio para deixar o país