Ciência

É oficial: Faz bem para as crianças andarem descalças

por: Vitor Paiva

A sabedoria popular e a própria prática infantil sabem que pés descalços pisando no chão são símbolos de saúde, além de um imenso prazer que se afirma por toda a vida – e um novo estudo trouxe justamente a confirmação científica para tal intuição coletiva. A pesquisa, realizada por cientistas da universidade sul-africana de Stellenbosch, confirmou que crianças que crescem descalças desenvolvem uma vantagem substanciosa sobre as outras crianças – as que crescem calçadas.

A questão está principalmente no equilíbrio e na capacidade de saltar para as crianças de pé no chão. “Nossa pesquisa mostra que atividades físicas descalças podem ser benéficas para o desenvolvimento da capacidade de saltar e as habilidades de equilíbrio, especialmente na idade entre 6 e 10 anos”, afirmou o professor Ranel Venter, do departamento de ciências esportivas da universidade.

A pesquisa foi conduzida de março de 2015 a junho de 2016, com 385 crianças “descalças” e 425 crianças que vestem calçados, em escolas da África do Sul e da Alemanha.

As crianças sul-africanas tendem a permanecerem descalças por todo o dia, enquanto as alemãs somente em casa. Os testes físicos mostraram que o tamanho e o arco dos pés, nas crianças descalças, podem influenciar no melhor desempenho – e a pesquisa sugere que as crianças andem descalças, por suas próprias saúdes. “Devemos abraçar nossa cultura descalça”, afirma uma das pesquisadoras.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas atuam para decifrar asteroide que apresenta risco de atingir a Terra