Inovação

Elon Musk cria túnel subterrâneo para carros circularem a 240 km/h

por: Vitor Paiva

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

Elon Musk definitivamente quer levar o ser humano além – literalmente. O inventor e chefe-executivo da Tesla, depois de criar o carro mais veloz do mundo movido a energia elétrica e de enviar esse carro para o espaço – além de desenvolver foguetes e outras tecnologias para as viagens especiais por vir – quer agora revolucionar a maneira com que nos locomovemos nas cidades. Para acabar com os engarrafamentos, a solução apresentada por Musk vai a 240km/h.

Elon Musk apresentando o projeto diante do túnel

Na última terça-feira Musk apresentou o protótipo de um túnel subterrâneo de quatro metros de largura para a cidade de Los Angeles, nos quais os carros poderão andar em velocidades elevadas. O acesso ao túnel será feito por elevadores, com carros adaptados para se encaixarem a trilhos, que evitarão choques nas paredes e outros acidentes em potencial, e que transformarão os carros em verdadeiros trens.

Projeto do elevador de acesso ao túnel e, abaixo, arte de um automóvel adentrando o túnel

O primeiro teste já foi realizado em um túnel de dois quilômetros de extensão construído embaixo das instalações das empresas de Musk, com um carro da própria Tesla, já adaptado.

O carro da Tesla andando pelo túnel

A perfuração foi feita pela The Boring Company, uma das empresas de Musk, e o protótipo custou 10 milhões de dólares. A ideia é a criação de um sistema de túneis – como um “sistema de autoestrada em três dimensões sob a superfície”, que seria restrito a carros elétricos e autônomos, e também para pedestres e ciclistas em veículos prioritários. Para Musk, o futuro já chegou – só precisamos construí-lo.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Como desbloquear o game secreto jogável escondido no final de Black Mirror Bandersnatch