Futuro

Em algum tempo, ração vegana para cachorros pode ser mais que um sonho

por: Vitor Paiva

O paradoxo da crueldade da indústria alimentícia, no qual um grupo de animais precisa sofrer tanto para que outros se alimentem de sua carne, parece ainda pior quando damos de comer aos nossos bichinhos de estimação. É por isso que a indústria de alimentos veganos e que combatem a crueldade especialmente desenvolvida para cães, gatos e outros pets vem tanto crescendo – chegando hoje a movimentar mais de 30 bilhões de dólares.

Da mesma forma que a ciência vem se dedicando a criar alternativas para nossos cardápios humanos, o mesmo está acontecendo para os pets – com a vantagem de que, para os animais, o importante é o valor nutricional e suas saúdes, e não tentar reproduzir o sabor e a textura da carne.

“As empresas que trabalham com carne falsa humana estão tentando ter a forma, o paladar, o olfato e as características táteis, e tudo isso é perfeito porque essa é a única maneira de o público adotá-la”, diz Rich Kelleman, fundador e CEO da Bond Pet Foods, que produz somente comida vegana para cães.

“Não precisamos abater animais e não precisamos de toda essa terra, água ou energia para produzir calorias equivalentes”, diz Kelleman.

Baseado em plantas, cogumelos, ou suplementos poderosos feitos com vegetais e plantas, a indústria de comida vegana para animais é uma realidade que faz bem ao pet, ao planeta e, claro, aos outros animais.

Se a ração já é algo radicalmente diferente do que comeriam se vivessem uma vida selvagem, é fácil de se concluir que o importante na dieta dos animais é o nutriente, e não o ingrediente – o mesmo que vale para os humanos. Assim, se temos tanta justa compaixão por cães e gatos, como não estender aos outros animais – e ainda mais na relação entre eles?

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro hotel espacial do mundo com gravidade artificial deve inaugurar em 2025