Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cimento, areia, cal e água: essa é a fórmula que vem mantendo as cidades de pé. É com essa mistura que se costuma fabricar a argamassa que reveste e assenta as construções em alvenaria há séculos. Acontece que essa é também a fórmula do desperdício e da poluição: 3% de toda a energia consumida no planeta é utilizada para a fabricação de cimento, e cada tonelada de cimento produzida emite cerca de 900 kg de CO2 na atmosfera.
Logo fica fácil ver que a construção civil precisa mudar e se adaptar à necessidade urgente de uma vida mais sustentável.
É nesse ponto que entra a Biomassa do Brasil, uma empresa que, como seu slogan – com o perdão do trocadilho – diz, pretender trazer “inovação de forma concreta”.
Fundada pelos irmãos Ricardo e Gilberto Strafacci, a Biomassa do Brasil precisou de dois anos em laboratório até chegar a um resultado absolutamente novo: uma argamassa realmente sustentável.
Os irmãos Ricardo e Gilberto Strafacci
Feita com uma mistura de polímeros com minérios inertes (que não exigem queima), a biomassa da empresa não utiliza nenhum dos componentes da argamassa tradicional – e principalmente não utiliza cimento.
O produto já vem pronto, com um método de aplicação exclusivo e eficaz, para ser aplicado sobre, por exemplo, os tijolos a fim de levantar uma parede.
O impacto da utilização da Biomassa numa obra é tamanho que pode ser medido não somente no âmbito ambiental como na duração da obra e também pelo bolso e o orçamento da construção: a biomassa sustentável agiliza o tempo da obra em nada menos que quatro vezes. Como se não bastasse, o consumo de água na obra se reduz inacreditavelmente em 95%.
Tal variável leva a biomassa a uma realidade radical: utilizar Biomassa do Brasil significa uma economia de 40% em custos – através da economia de tempo e de mão de obra. E a embalagem e o método de aplicação são também exclusivos e inovadores: trata-se da primeira argamassa em bisnaga do mercado.
Outra diferença, que também impacta no ambiente e no bolso, é o altíssimo rendimento da biomassa: para fazer dois metros quadrados de obra, enquanto a argamassa tradicional utiliza 60kg de material, o uso da biomassa utiliza somente 2kg.
É por esses motivos que a Biomassa do Brasil já foi testada, validada e aprovada em mais de 3 milhões de metros quadrados no Brasil e em outros países – incluindo na construção do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
Construções feitas com a Biomassa orgânica
A soma de inovação, economia, sustentabilidade e construção resulta em um excelente negócio em potencial – revolucionário e lucrativo, e foi essa a fórmula que os irmãos Strafacci levaram até o Shark Tank Brasil em busca de um investidor de peso.
Exemplo de parede levantada com a Biomassa do Brasil
Proporcional ao peso da economia e da sustentabilidade no uso da Biomassa do Brasil era o tamanho do investimento pedido, superando o milhão de reais. A negociação foi tensa e complexa, envolvendo uma série de novas avaliações e cálculos sobre o valor da empresa e do investimento. O tubarão João Appolinário, porém, não se intimidou e, com fome de inovação, fez sua oferta, que foi devidamente aceita pelos irmãos da Biomassa do Brasil – que agora poderão ainda mais revolucionar uma indústria do tamanho da construção civil e, além de lucrar, tornar um dos maiores poluentes do mundo numa indústria mais sustentável e econômica.
Acima, caixa com seis bisnagas da Biomassa; abaixo, os irmãos no programa Shark Tank Brasil
O Shark Tank Brasil vai ao ar no Canal Sony às sextas-feiras, às 22h, com reprise aos domingos, às 23h. Os episódios podem ser vistos também pelo app Canal Sony ou em www.br.canalsony.com.
Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!
Publicidade
Foi instalado em um bar de Londres um jogo que funciona como um jato de urina. Uma tela instalada acima do mictório...
As boas ideias muitas vezes surgem não para solucionar grandes problemas, mas sim para otimizar um hábito e melhorar...
Imagine o que representa para uma marca em termos de pesquisa e desenvolvimento, design e logística lançar 10...
Para os amantes da redonda foi criado um conjunto de assadeiras de pizza em cone chamado Pizzacraft, à venda na...
O estúdio de design Ruiz+company criou o Mr. Chocolate: uma forma divertida de comer chocolate.
Sora é uma inteligentíssima Border Collie de três anos que habilidosamente equilibra os mais diversos objetos em sua...
Já pensou se você pudesse presentear aquele seu amigo metido a artista com um bolo de aniversário inspirado em...
Um dos problemas dos guias culturais das cidades é que muitas vezes os lugares listados são aqueles mais clichês,...
Ricardo Augusto Felício é professor e climatologista da USP e teve uma coragem enorme: Falar e provar cientificamente...