Arte

Escher explica seu processo criativo neste vídeo raro

por: Redação Hypeness

Maurits Cornelis Escher, ou apenas Escher, foi um dos grandes artistas gráficos do século passado e segue inspirando novos criadores. Conhecido pelo ilusionismo lúdico e pelo uso frequente de da geometria, desvendar os processos por trás da obra do holandês é um quebra-cabeça complicado.

O artista dizia não ter nenhuma habilidade com os números, mas seu dom para criar padrões geométricos vem sendo estudado por matemáticos até hoje. Um dos mergulhos mais interessantes no processo criativo de Escher foi dado pelo cineasta Han Van Gelder, que dirigiu o documentário Adventures In Perception em 1971.

O vídeo, de 20 minutos, consiste de duas partes: na primeira metade, são mostradas várias de suas obras, acompanhadas de vídeos do artista trabalhando. Na segunda, o próprio Escher comenta algumas ideias que permeiam seu trabalho.

Deus não pode existir sem o mal, e desde que se aceite a ideia da existência de Deus, tem-se de aceitar, também, a do mal. É uma questão de equilíbrio. Esta dualidade é a minha vida”, explica uma das frases ditar por Escher para explicar suas motivações artísticas.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Escher


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Netflix disponibiliza TODAS as temporadas de ‘Cavaleiros do Zodíaco’