Debate

Extrema direita quer acabar com ‘Lei Maria da Penha’ na Espanha

Gabriela Glette - 05/12/2018 às 13:45 | Atualizada em 06/12/2018 às 15:46

Não é só o Brasil que está caminhando rumo à extrema direita. Aparentemente esta é uma onda que está atraindo muito mais países do que gostaríamos de admitir. Na Espanha, o Vox – um partido ultradireitista, possui um programa que, entre outras propostas, pretende acabar com a  Lei Orgânica de Medidas de Proteção Integral contra a Violência de Gênero, similar à nossa Lei Maria da Penha.

maria da penha espanha 1

O partido já elegeu 12 parlamentares na Andaluzia e representa um grande retrocesso em relação à causa feminista e LGBT+. Entre as outras causas defendidas por eles estão a construção de um muro na fronteira com o Marrocos, o fim do ensino do Islã em escolas públicas, o aumento da soberania do país em relação à UE e a proibição de cirurgias de mudança de sexo e de aborto em hospitais públicos.

maria da penha espanha 2

O plano que pretende revogar a lei nacional contra a violência de gênero vem sendo legitimado através do documento ‘100 Medidas Para a Espanha Viva’, dividido em 10 capítulos. Fundado em 2013, o partido se define como um movimento de  ‘renovação ‘, formado por  ‘pessoas comuns que nunca passaram pela política’ e defensor dos valores  ‘na família e na vida ‘.

maria da penha espanha 3

Atualmente, diversos protestos contra o partido e seus líderes têm chamado a atenção no país, convidando a sociedade a refletir sobre os perigos de um programa de governo como este. Qualquer semelhança, não é mera coincidência!

Publicidade

Foto 1: Jon Nazca/Reuters

Foto 2: Alejandro Ruesga/El País

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Canais Especiais Hypeness