Ciência

Graças à sonda da NASA, já podemos saber qual é o som de Marte

por: Joao Rabay

Enquanto a NASA (e Elon Musk) planejam expedições tripuladas até Marte, a sonda InSight vai trazendo à humanidade alguns aperitivos do que nos espera no nosso vizinho vermelho. E a última novidade é um som literalmente de outro planeta.

A InSight pousou em Marte no dia 26 de novembro e tem coletado e enviado informações sobre a constituição geológica do planeta desde então. No dia 1º de dezembro ela captou o som dos ventos marcianos, e a agência espacial norte-americana compartilhou o áudio com o público.

Os cientistas da NASA calculam que os ventos tenham velocidade entre 16 e 24 km/h, e a gravação foi registrada a partir da vibração dos painéis de captação de energia solar da InSight. O som tem baixa frequência e é melhor percebido com o uso de fones de ouvido e subwoofers.

A captura desse áudio não foi planejada. Mas um dos objetivos da missão é medir a movimentação em Marte e isso inclui o movimento causado pelas ondas sonoras”, afirmou o líder da missão, Bruce Banerdt. A NASA planeja enviar uma nova versão do Mars Rover para Marte em 2020, e vai incluir dois microfones para captação de áudio no aparelho.

Publicidade

Imagens via NASA


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Segundo estudo, na pré-história, os crocodilos vegetarianos eram maioria