Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma pessoa em situação de rua entrou no restaurante de um bairro nobre de Belo Horizonte com R$ 50. O homem pretendia almoçar e acabou viralizando nas redes sociais.
Era tarde de terça-feira (4) no Lourdes, bairro de classe média alta da Região Centro-Sul de BH, quando um homem negro descalço, carregando uma sacola de plástico e com 50 reais na mão, entrou no estabelecimento. Ele pediu uma entrada com frango, um filé e uma garrafa de vinho.
“O garçom veio me perguntar se ele poderia ser atendido. Eu respondi que sim. Se ele quer almoçar aqui, qual é o problema de estar malvestido?”, declarou ao G1 dono do restaurante Benvindo, Gustavo Viana.
Ele só queria ser visto como um cidadão
O proprietário ressalta que o senhor queria ser visto como uma pessoa comum. A conta deu 130 reais, mas ele pagou apenas oito. Talvez Gustavo tenha compreendido a crueldade do processo de desumanização gerado pela vida nas ruas. “Ele só queria ser tratado como um cliente qualquer”.
Os garçons contam que o homem em situação de rua fez questão de pagar. No restaurante, o prato mais barato custa R$ 43. Mas, foi cobrado apenas oito reais pelo refrigerante. Isso, segundo o dono, por insistência do cliente, que ficou indignado por ter que pagar menos.
“Aí o garçom muito delicado disse que o restaurante não cobrou pelo serviço”.
A fotografia é de Daniela Zapata, que estava almoçando com algumas amigas quando o homem entrou no restaurante. Ela diz que ele “foi atendido com tanta dignidade que a gente ficou com um sentimento de alegria”. A fotografia acumula mais de 15 mil curtidas.
Cenas como esta no centro de São Paulo, infelizmente, ainda são comuns
A população de rua em Belo Horizonte cresceu 60%. Hoje, mais de 4 mil pessoas não possuem um teto na cidade. Pesquisas mostram que a maioria dos casos envolve cidadãos com dificuldades financeiras ou problemas de família.
O principal desafio do poder público é tratá-los com dignidade. Invisibilizados pela sociedade e autoridades, estes homens e mulheres possuem história e acima de tudo, são seres humanos. Apesar dos esforços, sobretudo de ONGs, ainda é comum ver cenas de maus-tratos, como um homem que dormia numa calçada do centro de São Paulo e foi atingido por um jato d’água por um funcionário da prefeitura.
Publicidade
Sam era uma criança que se desenvolvia normalmente até que, por volta dos dois anos, sua mãe Jo Bailey, de 49 anos,...
O sentido metafórico que a luta oferece, assim como o fato de ter sido meio para a amplificação de grandes causas e...
Quem não se lembra das fotos maravilhosas de Alicia Keys feitas em junho do ano passado por Paola Kudacki, onde a...
O vestibular é um dos momentos mais importantes e esperados na vida de um jovem. A pressão e as expectativas que vêm...
A advogada criminalista e ex-participante do 'Big Brother Brasil' 2020, Gizelly Bicalho, contou aos seus seguidores do...
O pequeno Kross Allen Jones vai ter uma história no mínimo intrigante para contar sobre seu nascimento. Nada de...
“Com essa saia desse tamanho, ela tava querendo algo, né?”. “Será mesmo que ela não queria?” “Ah, não...
Não é novidade que as conquistas científicas e medicinais continuam em dívida com os animais, bem como a indústria...
A pequena Chloe Bridgewater, de apenas 7 anos, resolveu enviar uma carta para o Google com um pedido inusitado. Chloe,...