Inspiração

Instagram ganhará descrição especial para deficientes visuais

por: Vitor Paiva

Dentre as infinitas possibilidades que a utilização da Inteligência Artificial nas redes sociais e plataformas oferece, tornar a internet mais inclusiva e acessível é provavelmente sua melhor utilidade. A “leitura” de imagens, oferecendo descrições para deficientes visuais em postagens e anúncios já é uma realidade em plataformas digitais como o Facebook – e agora o Instagram também aderiu à novidade, anunciando recentemente que lançará duas novas ferramentas para justamente tornar mais inclusiva a plataforma.

Uma das novidades anunciadas pelo Instagram é uma ferramenta de “texto alternativo automático”, um narrador de voz que lê as descrições das fotos enquanto uma pessoa navega por seu feed, através da página “Explorar” ou diretamente em um perfil. A Inteligência Artificial, no caso, reconhecerá os objetos nas imagens a fim de criar tais descrições lidas.

Imagem de como o Instagram funcionará com a ferramenta

A segunda ferramenta oferece um “texto alternativo personalizado”, que permite aos usuários incluir uma descrição mais detalhada de cada imagem postada, para facilitar e ampliar a leitura pela IA para os usuários que utilizarem os leitores. O Instagram ainda não anunciou a data exata em que essa ótima notícia será efetivamente incluída na plataforma.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela deu à luz no estacionamento de centro médico: ‘A cabeça do bebê já estava coroando’