Criatividade

Jornal finlandês cria suéteres de Natal com as piores notícias de 2018

17 • 12 • 2018 às 17:30
Atualizada em 17 • 12 • 2018 às 18:33
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Nos países em que o natal acontece durante os mais rigorosos invernos, os suéteres natalinos são parte da tradição. Da mesma forma, é tradicional que tais peças de roupa não primem pela beleza e elegância – a feiura dos suéteres é parte importante de tal tradição. Para aproveitar o humor de tal estilo, o jornal finlandês Helsingin Sanomat, de maior circulação no país, decidiu respeitar a feiura de tais temas e estampar as piores notícias do ano em suéteres de natal.

O suéter do plástico nos oceanos

O nome da campanha não podia ser mais preciso: “Ugly Truth Swetears”, ou Suéteres com a verdade feia. Assédio sexual, mudanças climáticas, poluição plástica nos mares, manipulação tecnológica e as guerras foram alguns dos temas a servirem de inspiração para as peças – que mantiveram a feiura tradicional, trazendo a feiura das verdades como novo sentido para os suéteres.

Acima, assédio sexual; abaixo, manipulação tecnológica

O mote da campanha descreve a intenção humorada de lembrar a importância do trabalho jornalístico: “a verdade pode ser feia, mas nunca sai de moda”. Os suéteres estão sendo enviados para líderes políticos e culturais, como a líder do movimento #MeToo, Tarana Burke, e o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Martti Ahtisaari – junto com os suéteres o jornal envia uma série de artigos publicados que tratam dos assuntos estampados.

Acima, guerra; abaixo, mudanças climáticas

Publicidade

Canais Especiais Hypeness