Ciência

Maconha protege o fígado dos efeitos do consumo prolongado de álcool

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A maconha é um troço estranho mesmo: enquanto muita gente quer que a erva continue proibidona, a ciência só consegue ver vantagens na ganja. A verdinha pode estimular o orgasmo feminino, ajudar no combate ao uso de opióides e até dar um trato no intestino. Não é só isso: cientistas afirmam que ela também protege o fígado dos efeitos do consumo prolongado de álcool.

Evidências dos efeitos protetivos da maconha sobre nosso fígado são parte de uma pesquisa realizada pelo National Institute of Scientific Research da University of Quebec, no Canadá – país que, não por acaso, legalizou a cannabis. O estudo descobriu que bebedores que também são adeptos de um baseado tinham menos chances de desenvolver doenças hepáticas, como hepatite, cirrose, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

Copo de drink com uma folha de maconha desenhada na espuma da bebida

Para chegar a esses números, foram analisados cerca de 320 mil pacientes com histórico de uso abusivo de álcool. As chances de desenvolver uma doença não eram apenas menores entre usuários de maconha, elas eram de 90% para não usuários contra só 8% entre o time do 4:20.

Incrivelmente, as chances eram ainda mais escassas para aquelas pessoas que foram classificadas como dependentes da erva: esses tinham um risco de apenas 1,36% de desenvolver doenças de fígado, mesmo abusando do álcool.

Foto que mostra os braços de uma pessoa passando um baseado para outra, em uma cena que lembra a obra “A Criação de Adão”, de Michelangelo

A pesquisa, disponível em inglês através do Wiley Online Library, não é conclusiva, mas indica que “o uso de cannabis é associado com uma redução na incidência de doenças hepáticas em alcoólatras“.

Da próxima vez que beber demais, você já sabe o que fazer para compensar…

Publicidade

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uso de maconha medicinal para tratamento veterinário é aprovado na Califórnia