Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Marta segue mostrando que é uma das maiores atletas da história do esporte mundial. A camisa 10 da seleção se tornou agora a primeira mulher homenageada na calçada da fama do Maracanã.
Eleita seis vezes a melhor do mundo, a jogadora deixou a marca de seus pés ao lado de nomes como Pelé, Zagallo e Zico. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (10) e Marta terá também um espaço exclusivo com peças ligadas à sua história, como chuteiras, camisas e troféus.
A atleta aproveitou o momento para ressaltar a importância do planejamento do esporte como política de desenvolvimento social. Aliás, este é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela própria Marta, recentemente nomeada embaixadora da Boa Vontade pela ONU Mulheres.
Marta é dona de uma carreira exemplar
“Esporte é cultura, te ensina valores e uma ferramenta fundamental para nosso dia a dia. Não sei se daqui a cinco anos vou estar jogando, mas me vejo envolvida no futebol de alguma maneira. Meu pensamento é ajudar”.
Com 32 anos, Marta acredita que a exposição ao longo da carreira serviu para dar mais espaço ao futebol feminino no Brasil.
“Peço em nome do esporte, e assim a gente poderá cada vez mais ter oportunidade de representar nosso país e inspirar as crianças a praticarem o esporte”.
Marta ajuda a fazer o futebol feminino forte
Não vá achando que Marta está pensando em pendurar as chuteiras. A multicampeã disputará em 2019 a Copa do Mundo sediada na França. Detalhe, ela não possui ainda este título na galeria. A seleção está no mesmo grupo de Austrália, Itália e Jamaica.
Em tempo, não custa lembrar que apenas Marta ostenta seis troféus de melhor jogadora do mundo. Messi e Cristiano Ronaldo têm cinco cada.
Apesar de necessária, a celebração da carreira de Marta foi motivada por um descuido que representa como o futebol feminino é visto no Brasil. Acontece que a atleta já tinha os pés eternizados na Calçada da Fama do Maracanã, contudo o item foi perdido.
A placa de gesso foi cuidada com desleixo pelo consórcio responsável pela administração do estádio Mário Filho após o Pan do Rio de Janeiro. Os administradores simplesmente não sabem onde foi parar a placa de gesso gravada em 2007 pela jogadora da seleção brasileira.
Marta foi vítima da negligência que marca o futebol feminino
O que isso quer dizer sobre o futebol feminino no Brasil? Muito. No país do futebol faltam investimentos e espaço para que a modalidade se desenvolva. Além do machismo evidente, existe a desestruturação completa e a falta de condições devidas para que as atletas exerçam sua profissão.
Um levantamento publicado pela Unisinos diz que apenas 2,7% da cobertura midiática é voltada ao futebol feminino. A discrepância na premiação também é enorme. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) premiou o time feminino do Santos campeão Brasileiro com R$ 120 mil. O valor é 141 vezes menor do que o dado aos homens Corinthians, que recebeu 17 milhões de reais pelo título nacional de 2017.
Publicidade
São em momentos como esse que sentimos que as coisas ainda podem ter jeito. Na semana passada viralizou na internet o...
Todos concordam que a hora da faxina é um momento muito pessoal, cada um tem suas preferências e maneiras de limpeza,...
A história que vemos no Brooklyn Cat Cafe é bem diferente dos desenhos animados. Por lá, não há nenhuma rivalidade...
Os ingleses Wilf e Vera Russell se conheceram no começo da década de 40, mas tiveram que se afastar por alguns anos...
As vezes tudo que a gente precisa é de um bom conselho ou conversa. Refletir sobre si mesmo e aprender tecnicas de...
A demanda por aulas de inglês no mundo inteiro é enorme, mas nem sempre é fácil encontrar professores nativos do...
Nada melhor do que um drink gelado em um dia quente, certo? Se você quiser experimentar um sabor diferente e se...
No início deste ano, o mundo viu a festa que Senegal fez ao celebrar o título da Copa Africana de Nações. O país...
No último dia 13, o Brasil todo chorou junto aos familiares e sobreviventes do massacre de Suzano, na Escola Estadual...