Inovação

Moedas do Quênia terão animais no lugar de políticos e líderes

por: Vitor Paiva

As moedas e notas de dinheiro são espaço para homenagem e celebração de figuras importantes em praticamente todos os países do mundo. Muitas vezes, porém, no lugar de um tributo a verdadeiros símbolos nacionais positivos, o que se homenageia são políticos de valor um tanto questionável. No Quênia, no entanto, para combater essa autopromoção de líderes políticos, suas imagens nas notas e moedas foram substituídas pelo maior tesouro efetivo do país: seus animais.

A nova moeda queniana

As novas cédulas e moedas do Shilling queniano trazem imagens da famosa fauna do país, com leões, elefantes, girafas e rinocerontes. A decisão foi tomada pelo atual presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, contrariando o que antes já era uma tradição: os três presidentes anteriores haviam colocado seus rostos na moeda local durante seus mandatos. Trata-se, segundo Uhuru, de “uma grande mudança”.

As moedas com os animais do Quênia

A mudança segue uma determinação da nova constituição do país, instaurada em 2010, que define que o dinheiro “não deve trazer o retrato de nenhum indivíduo”.

A antiga nota queniana

A novidade já pode ser vista em moedas, e em breve será alterada também para as novas notas. O Banco Central do país afirmou que a escolha pelos animais significa “a expressão física de um novo, renascido e próspero Quênia”, além de afirmar o respeito ao meio-ambiente.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O ex-presidiário que quebrou a internet como o barbeiro que criou o penteado ‘blindado’