Ciência

Museu Nacional ganha 8 exposições online no Google Arts & Culture

por: Vitor Paiva

Uma das maiores tragédias culturais da história, o incêndio que destruiu o Museu Nacional e seu acervo em setembro passado fechou as portas da mais antiga instituição científica da história do Brasil. Graças à tecnologia, porém, virtualmente suas portas seguem abertas – e em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Google Arts & Culture e o Ministério da Educação, 8 exposições com imagens de 164 artefatos registrados antes do incêndio foram postas no ar.

O prédio do Museu Nacional antes do incêndio

Estão na exposição virtual tesouros do acervo destruído, como o Meteorito de Bendegó, a réplica do Titanossauro e, é claro, Luzia, o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul. Além dessas exposições especiais, o site disponibiliza um passeio virtual em 360 graus por dentro do museu. As imagens desse passeio foram capturadas em 2017. O passeio oferece narração em português, inglês e espanhol.

O crânio de Luzia

A sala com o Titanossauro

O meteorito de Bendegó

O incêndio da noite do dia 2 de setembro destruiu grande parte dos mais de 20 milhões de itens que compunham o acervo da instituição, fundada por D. João VI em 1818. O prédio onde ficava o Museu Nacional já havia sido residência de um rei e dois imperadores, e o que hoje são seus escombros ficam na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

O incêndio que destruiu o museu

Mesmo como um triste fantasma simbólico do trato que o Brasil oferece à sua cultura e ciência, o Museu se integrou as mais de 50 instituições brasileiras que integram o Google Arts & Culture, plataforma que reúne exposições e acervos do mundo todo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cataratas do Niágara aparecem congeladas por frente fria em registros incríveis