Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma das maiores tragédias culturais da história, o incêndio que destruiu o Museu Nacional e seu acervo em setembro passado fechou as portas da mais antiga instituição científica da história do Brasil. Graças à tecnologia, porém, virtualmente suas portas seguem abertas – e em uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Google Arts & Culture e o Ministério da Educação, 8 exposições com imagens de 164 artefatos registrados antes do incêndio foram postas no ar.
O prédio do Museu Nacional antes do incêndio
Estão na exposição virtual tesouros do acervo destruído, como o Meteorito de Bendegó, a réplica do Titanossauro e, é claro, Luzia, o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul. Além dessas exposições especiais, o site disponibiliza um passeio virtual em 360 graus por dentro do museu. As imagens desse passeio foram capturadas em 2017. O passeio oferece narração em português, inglês e espanhol.
O crânio de Luzia
A sala com o Titanossauro
O meteorito de Bendegó
O incêndio da noite do dia 2 de setembro destruiu grande parte dos mais de 20 milhões de itens que compunham o acervo da instituição, fundada por D. João VI em 1818. O prédio onde ficava o Museu Nacional já havia sido residência de um rei e dois imperadores, e o que hoje são seus escombros ficam na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
O incêndio que destruiu o museu
Mesmo como um triste fantasma simbólico do trato que o Brasil oferece à sua cultura e ciência, o Museu se integrou as mais de 50 instituições brasileiras que integram o Google Arts & Culture, plataforma que reúne exposições e acervos do mundo todo.
Publicidade
A busca por vida fora da Terra ganha novo capítulo com a descoberta de moléculas orgânicas em discos...
Um novo estudo sugere que as baratas vêm evitando o consumo de doces em nome da própria sobrevivência. O motivo,...
Engana-se quem pensa que o alecrim é somente um tempero para certas receitas: ainda que a planta seja de fato especial...
Um grupo de cientistas do Observatório Nanohertz para Ondas Gravitacionais da América do Norte (NANOGrav) publicou um...
O último congresso da Academia Mundial de Ciências (TWAS) definiu os novos integrantes do grupo que reúne notórios...
Apesar da pouca idade, Morgan Cox é responsável por uma das maiores descobertas da ciência nos últimos tempos. A...
Você provavelmente já sabia que os gatos eram considerados sagrados no Antigo Egito. Acontece que, depois de...
O Monte Aso, um vulcão na ilha de Kyushu, no Japão teve uma grande erupção na manhã dessa quarta-feira. Cinzas...
Uma escavação em Fenstanton, um vilarejo no condado de Cambridgeshire, a leste da Inglaterra, resultou em uma das...