Ciência

Não, o feijão não é culpado por seus gases, aponta estudo

14 • 12 • 2018 às 10:01 Gabriela Glette
Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Arroz com feijão é patrimônio do Brasil e, esta combinação está presente em boa parte das residências brasileiras. Preto, branco, carioca, jalo, fradinho, existem tantos tipos de feijão quanto brasileiros apaixonados pelo grão. Porém, muitas pessoas insistem em deixar de comer esta incrível fonte de vitaminas, por considerar que ele é o único responsável pelos gases, o que é uma verdadeira injustiça.

feijão gases 1

No entanto, pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, EUA, empenhados em desfazer este imenso mal entendido, decidiram acompanhar a dieta de três grupos de pessoas com o objetivo de verificar se a leguminosa é mesmo responsável pela eliminação de gases nocivos ao planeta.

feijão gases 2

Durante 3 meses, enquanto um grupo consumiu cerca de 100 gramas de feijão preto ou carioca diariamente, outro acabou ficando com cenoura enlatada e, o terceiro, com feijão branco. O que o estudo constatou foi que, nosso organismo leva um tempo até se acostumar com o feijão, mas depois que isso acontece as coisas voltam a funcionar normalmente.

feijão gases 3

Na primeira semana de testes, realmente 50% relatou aumento de flatulência, porém ao final do período de 12 semanas, menos de 10% dos voluntários estava soltando mais pum, incluindo quem nem comeu feijão. Ou seja, o organismo da maioria das pessoas se adaptou à dieta e continuou produzindo o mesmo tanto de gases de sempre.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness