Ciência

Nem tão fofas assim: Formigas usam cabeça de inimigas como item de decoração

por: Redação Hypeness

Cientistas norte-americanos fizeram uma descoberta nada agradável sobre as relações entre formigas.

A Formica Archboldi tem sido objeto de estudo há mais de 60 anos e de acordo com os cientistas, elas matam seus inimigos e em seguida decoram os ninhos com os crânios das vítimas.

A espécie vive no sudeste dos Estados Unidos e é encontrada principalmente na Flórida. Em partes do Alabama e Geórgia também é possível trombar com a Formica Archboldi. Os métodos nada ortodoxos não acabam aqui. Depois do abate, as formigas pulverizam as adversárias com ácido fórmico. Assim elas são imobilizadas, arrastadas para o ninho e lá, totalmente desmembradas.

Esta espécie não brinca em serviço não

Pesquisadores encontraram ninhos repletos de crânios das formigas, especialmente as Odontomachus, conhecidas pelo forte instinto predatório. O estudo foi publicado na revista Insectes Sociaux pela North Carolina University.

Em entrevista à Newsweek, Adrian Smith diz que as formigas imitam quimicamente as  Odontomachus.

Odontomachus tem o corpo desmembrado pelas rivais

“Normalmente, essas espécies usam o mimetismo químico para evitar a detecção e agressão de suas espécies-alvo”, disse ele. “É possível que este exemplo de mimetismo químico ainda seja útil para evitar o ataque das Odontomachus”.

Um estudo mais aprofundado é necessário para a compreensão da relação evolutiva entre a formiga da Flórida e as carnívoras.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
80% dos adolescentes do mundo são sedentários, aponta estudo