Debate

Para resolver crise de moradia, governo japonês oferece casas de graça

por: Redação Hypeness

Para resolver a questão sobre os mais de oito milhões de propriedades vazias, o Japão vai entregá-las de graça ou perto disso. Um número cada vez maior de residências sem uso estão à venda na internet.

Os espaços são listados e podem ser comercializados por quantias muito abaixo do mercado. Você pode comprar uma casa por pouco mais de mil reais no Japão, se preferir dá pra fechar negócio pagando apenas alguns impostos.

Soluções altruístas para resolver um problema grave

A ação integra os esforços do governo federal para colocar um fim na crise de moradia japonesa. Desde 2013, relatórios apontam que quase 10 milhões de residências foram abandonadas no país asiático. De acordo com o The Japan Times, a maioria delas fica em áreas metropolitanas.

E para piorar, segundo com o instituto de pesquisa Fujitsu, até 2033 mais de 20 milhões de casas vão ser esvaziadas. Um terço de todos os imóveis do país. O fenômeno é chamado de akiya e é causado pelo envelhecimento avançado da população.

O envelhecimento da população está gerando problemas para o Japão

O Japão conta com mais de 34 milhões de pessoas maiores de 65 anos e outras 65 mil com mais de 100 anos de idade. Com isso, quanto mais cidadãos morrem ou vão morar em asilos, maior é o número de casas sem utilidade. Não existem pessoas jovens suficientes para preencher os espaços.

A superstição também dá sua contribuição. Residências associadas com tragédias como assassinatos são literalmente amaldiçoadas na cultura japonesa. Trocando em miúdos, fica mais difícil vender. 

Com o gesto, autoridades esperam atrair pessoas interessadas em ocupar casas vazias pelo bolso. Fica a dica para o Brasil, que sofre e muito com o déficit de moradias.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Doença ligada a uso de cigarros eletrônicos se espalha nos EUA e preocupa médicos