Sustentabilidade

Pássaro de olhos azuis considerado extinto reaparece em Minas Gerais

11 • 12 • 2018 às 05:33 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A rolinha-do-planalto, também conhecida pelo nome científico de Columbina cyanopis, enganou todo mundo por mais de 70 anos. Natural do cerrado, ela era considerada extinta desde 1941.

Não seria surpreendente se o pássaro realmente houvesse entrado em extinção, mas o ornitólogo Rafael Bessa teve um encontro inesperado com a rolinha-do-planalto, em 2016, conforme informações do Yahoo! Notícias.

Rafael estava no interior de Minas Gerais para realizar um estudo de licenciamento ambiental, quando avistou o pássaro. No primeiro contato, o ornitólogo apenas ouviu o canto da rolinha e decidiu gravá-lo, por não reconhecer o som. Ornitólogos são profissionais especializados em aves.

Rolinha-do-cerrado

No dia seguinte, Rafael reproduziu o som no mesmo local em que o havia gravado. Foi quando um pássaro veio em sua direção e pousou em um arbusto perto dali. Era a rolinha-do-planalto.

O pesquisador fotografou a ave, que tem olhos azuis característicos da espécie. O animal sempre foi considerado difícil de ser avistado, mesmo quando o cerrado era ainda bastante preservado. Até hoje, sabe-se muito pouco sobre a rolinha e acredita-se que ela vive em uma fisionomia de cerrado muito específica – e que, felizmente, não está extinta.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness