Debate

População de ornitorrincos caiu 30% na Austrália desde chegada dos europeus

17 • 12 • 2018 às 16:25
Atualizada em 18 • 12 • 2018 às 16:25
Gabriela Glette
Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Único e fofo, o ornitorrinco é natural da Austrália e Tasmânia e, o único mamífero ovíparo que existe. Semiaquático, infelizmente sua população vem caindo drasticamente nos últimos anos, representando uma ameaça a esta espécie incomum. Estima-se que, desde a chegada dos europeus na Austrália, mais 30% tenha morrido, cerca de 200 mil.

ornitorrinco austrália 1

São dados alarmantes, que colocam em risco o futuro deste mamífero. O estudo foi conduzido pela Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney e divulgado no final do mês passado. O pesquisador responsável – Richard Kingsford, pede às autoridades que aumentem o status de proteção do ornitorrinco, que hoje é ‘quase ameaçado’ para ‘vulnerável’.

ornitorrinco austrália 2

Em algumas áreas do país ele já encontra-se extinto e as principais causas são o aumento do desmatamento de terras para a agricultura, a poluição, a construção de represas e as redes de pesca. Um dos animais exóticos do mundo, com sua inusitada mistura de bico de pato e pata de lontra, corre sério risco de extinção e todo mundo deve fazer a sua parte para que isso seja evitado.

ornitorrinco austrália 3

Publicidade

Foto 1: Unsplash

Foto 2: National Geographic

Foto 3: Greg Wood / AFP

 


Canais Especiais Hypeness