Inspiração

Projeto dá créditos no Bilhete Único e Uber pra quem reciclar lixo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Mais um motivo para você cuidar do lixo e andar de transporte alternativo ou público. O projeto Molécoola, vai trocar lixo reciclável por créditos no Bilhete Único e viagens no Uber.

A iniciativa está em vigor desde 2017 e possui cinco pontos de troca em São Paulo. Em um contêiner, um funcionário recebe os materiais recicláveis e na sequência o volume é pesado para gerar pontos cumulativos, registrados por meio de um aplicativo de celular do cliente. O app pode ser baixado para Android e IOS.

Tratar o lixo é melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente

Você pode optar por pontos de troca variados, como o do Parque Burle Marx, na zona sul da cidade. E além de trocar créditos de mobilidade, dá pra utilizar a pontuação para adquirir cartões-presente no Google Play e na loja online de games da Microsoft ou canudos de metal.

A reciclagem dos materiais é feita através de uma prensa hidráulica, um computador e um leitor de código de barras. Os custos por cada ponto ficam na casa do 50 mil reais. Além disso, os clientes recebem noções de higienização do lixo.

O projeto Molécoola foi fundado no fim de 2017 e se coloca como mais uma alternativa especializada na coleta de recicláveis e as recompensas servem como estímulo aos clientes.

Detalhe de um aterro sanitário em Caieiras, em São Paulo

O Estado de São Paulo produz cerca de 61 toneladas de lixo por dia. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrape), 75% do total é destinado aos aterros sanitários.

A capital paulista gera 20 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. Apenas 1,2% são reciclados e tratados da maneira correta. O cenário melhora um pouco no ABC. Santo André, por exemplo, coleta 695 toneladas de lixo por dia e desse total, de acordo com o Semasa, 12% é reciclado.

 

Publicidade Anuncie

Fotos: foto 1: Divulgação/foto 2: Danilo Verpa/Folhapress


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Propaganda da Canon deste Natal vai te emocionar e restaurar sua fé na humanidade