Fotografia

Rainha do preto e branco, Vivian Maier tem fotos inéditas coloridas divulgadas

15 • 12 • 2018 às 14:34
Atualizada em 17 • 12 • 2018 às 14:35
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A americana Vivian Maier tornou-se recentemente uma das mais celebradas fotógrafas americanas – ela mesma, porém, não chegou a ver seu sucesso. Tendo trabalhado quase a vida toda como babá, Vivian se dedicava à fotografia no intervalo de seus trabalhos, e muitos de seus negativos não chegaram a ser impressos até 2007, quando primeiro foram descobertos e publicados. Vivian faleceu em 2009, o justo ano em que seu talento começou a ser reconhecido. A vasta maioria de seu trabalho era em preto-e-branco, mas uma série de fotos coloridas foi recentemente finalmente revelada.

Autorretrato colorido

Algumas das fotos de Vivian foram adquiridas em um leilão por somente 380 dólares, que revelaram-se parte de um dos mais sólidos e interessantes corpos de trabalho da história da fotografia. Seus trabalhos em cor, porém, permaneciam um mistério, velados principalmente por questões legais. Aos poucos, porém, as fotos coloridas vão sendo levadas ao público – ilustrando uma das mais interessantes e impressionantes trajetórias artísticas que se tem notícia.

Publicidade

© fotos: Vivian Maier


Canais Especiais Hypeness