Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se no Brasil os exemplos de políticos dispostos a cortar seus próprios privilégios são raros, podemos ver em outros países modelos a seguir. Casos dos deputados suíços e ingleses, além do México, que, depois de abolir as pensões vitalícias a ex-presidentes, agora se prepara para acabar com a imunidade do principal líder nacional.
Andrés Manuel López Obrador, que assumiu a presidência do país no início de dezembro, quer que os presidentes mexicanos sejam julgados “como qualquer outro cidadão, por qualquer outro delito”, e encaminhou uma proposta de reforma constitucional ao Senado para acabar com a própria imunidade.
A mudança era uma promessa de campanha de Obrador, que lembrou que desde 1917 os chefes de Estado mexicanos só podem ser julgados pelo “delito de traição à pátria”, ficando impunes em casos como os de corrupção.
O partido de Obrador, conhecido como Morena (ou Movimento Regeneração Nacional), assumiu o poder após 89 anos de governo dos mesmos dois partidos, e está implementando um pacote de medidas de austeridade bem diferentes dos que costumam penalizar a população mais pobre: o avião presidencial deve ser vendido em breve, e Andrés Manuel também se recusa a morar na residência presidencial de Los Pinos, além de ter reduzido o próprio salário em 60%.
Outro exemplo das mudanças que vêm por aí com nuestros hermanos é a escolha por negar as benesses excessivas de chefe de Estado. López chegou ao Congresso para sua posse em um modesto Volkswagen branco com quase nenhum aparato de segurança. Nada de carrões, nada de escolta pessoal que o distancia dos cidadãos comuns mexicanos.
As portas da residência oficial em Los Pinos, que fora ocupada pelo presidente que o antecedeu, o conservador Peña Nieto, foram abertas aos visitantes no sábado. López Obrador já confirmou que vai economizar dinheiro público vivendo em um apartamento no palácio presidencial.
Publicidade
A amizade entre o cachorro Lt. Dan e a pequena Sapphyre Johnson se formou a partir de uma coincidência não muito...
Somente no ano passado, mais de 60 mil refugiados chegaram à Holanda, precisando de um lugar para morar. Nesse pequeno...
Anualmente, o site de casamentos Junebug promove diversos concursos fotográficos. Recentemente falamos por aqui do...
Lembra dela? Juliana Davoglio Estradioto, de 18 anos, venceu em maio a principal categoria da Intel Isef - maior feira...
Quando chegam a um país, refugiados precisam aguardar um visto específico para sua permanência, que pode demorar...
Encontrar um vestido de noiva costuma ser uma tarefa que requer tempo, pesquisa e muita dor de cabeça. No caso da...
Os animais não cansam de nos surpreender. Depois do gato que virou guia de um cão cego, mostrando que a amizade não...
A pandemia do coronavírus entrou nas nossas casas sem qualquer cerimônia e mudou a forma como muitos de nós vivem....
O infeliz apelido de "ursa mais triste do mundo" já não condiz mais com a realidade desta ursa, depois que ela foi...