Inspiração

Sem palácio nem imunidade: Novo presidente do México mostra outro caminho na política

por: Joao Rabay

Se no Brasil os exemplos de políticos dispostos a cortar seus próprios privilégios são raros, podemos ver em outros países modelos a seguir. Casos dos deputados suíços e ingleses, além do México, que, depois de abolir as pensões vitalícias a ex-presidentes, agora se prepara para acabar com a imunidade do principal líder nacional.

Andrés Manuel López Obrador, que assumiu a presidência do país no início de dezembro, quer que os presidentes mexicanos sejam julgados “como qualquer outro cidadão, por qualquer outro delito”, e encaminhou uma proposta de reforma constitucional ao Senado para acabar com a própria imunidade.

A mudança era uma promessa de campanha de Obrador, que lembrou que desde 1917 os chefes de Estado mexicanos só podem ser julgados pelo “delito de traição à pátria”, ficando impunes em casos como os de corrupção.

O partido de Obrador, conhecido como Morena (ou Movimento Regeneração Nacional), assumiu o poder após 89 anos de governo dos mesmos dois partidos, e está implementando um pacote de medidas de austeridade bem diferentes dos que costumam penalizar a população mais pobre: o avião presidencial deve ser vendido em breve, e Andrés Manuel também se recusa a morar na residência presidencial de Los Pinos, além de ter reduzido o próprio salário em 60%.

Sem palácio exclusivo e sem carros luxuosos

Outro exemplo das mudanças que vêm por aí com nuestros hermanos é a escolha por negar as benesses excessivas de chefe de Estado. López chegou ao Congresso para sua posse em um modesto Volkswagen branco com quase nenhum aparato de segurança. Nada de carrões, nada de escolta pessoal que o distancia dos cidadãos comuns mexicanos.

As portas da residência oficial em Los Pinos, que fora ocupada pelo presidente que o antecedeu, o conservador Peña Nieto, foram abertas aos visitantes no sábado. López Obrador já confirmou que vai economizar dinheiro público vivendo em um apartamento no palácio presidencial.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Você provavelmente quebrou ovos ‘errado’ a vida inteira e não sabia; entenda